Ataques de escorpiões batem recorde em São Paulo; veja como se proteger

Ataques de escorpiões batem recorde em São Paulo; veja como se proteger

A Secretaria Estadual de Saúde informou que existem 213 pontos de atendimento com soro antiescorpiônico para auxiliar os acidentados

Em 2023, o estado de São Paulo enfrentou um recorde alarmante de ataques de escorpiões, com 49.381 casos, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde.

Esse número representou um aumento significativo em relação ao ano anterior, superando o recorde de 2022, que registrou 43.817 casos. Os óbitos relacionados a esses ataques diminuíram em comparação com o ano anterior, com 7 mortes em 2023 contra 11 em 2022.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que existem 213 pontos de atendimento com soro antiescorpiônico para auxiliar os acidentados. Segundo o veterinário Thiago Chiariello, do Instituto Butantan, o crescimento urbano desordenado e a má gestão do lixo contribuem para a proliferação de escorpiões, que se alimentam principalmente de baratas. Ele ressalta a importância de cuidados adicionais com crianças, que muitas vezes não reconhecem a picada do escorpião.

Os sintomas mais comuns da picada incluem ardência intensa, dor localizada, inchaço, vermelhidão e coceira. Em casos graves, pode ocorrer febre e até mesmo choque anafilático.

O contato com o escorpião geralmente ocorre quando a pessoa pisa ou toca inadvertidamente no animal, desencadeando uma reação defensiva por parte do mesmo.

Para mitigar os riscos, é essencial adotar medidas preventivas, como a limpeza adequada dos ambientes, a eliminação de entulhos e a vedação de frestas e buracos que possam servir de abrigo para os escorpiões. As informações são do UOL.