Coado ou expresso: qual tipo de café é mais saudável?
Os tipos de café variam em nutrientes e cafeína, podendo influenciar na saúde
Para muitas pessoas, o café é a escolha perfeita para iniciar o dia com mais energia e com uma vasta quantidade de métodos de preparo, o sabor e a quantidade de cafeína podem variar. Entre os brasileiros, o café instantâneo, o coado ou expresso são os mais populares. Mas fica a dúvida: qual desses é o mais saudável para ser consumido diariamente?
Por ser um grão muito diversificado, o café coado pode ter mais nutrientes devido ao seu tempo de preparo, que permite um maior contato com o grão.
De acordo com o portal Viva Bem, do UOL, o café quando é feito usando grãos moídos na hora, pode gerar uma quantidade maior de nutrientes para o organismo. O café instantâneo é considerado o menos saudável entre os especialistas, por ser processado e ter menos nutrientes.
A quantidade de cafeína no café escolhido é importante para determinar a opção mais saudável e a dose diária mais adequada para o consumo. Quanto mais torrado o grão, maior será a quantidade de cafeína presente na bebida, como por exemplo o expresso, que é mais concentrado e tem mais cafeína do que o café coado, onde uma xícara (150 ml) contém entre 80 e 100 mg de cafeína, sendo equivalente a uma dose do expresso (50 ml).
Vale ressaltar que a quantidade de cafeína pode variar devido ao processo de fabricação e o tipo de grão que foi usado no produto industrializado. Para ver a quantidade de cafeína existente no produto, basta ler o rótulo.