Como plantar girassol em espaços pequenos?

Como plantar girassol em espaços pequenos?

Descubra como plantar girassol em espaços grandes e pequenos, desde o preparo do solo até a colheita

O girassol é uma planta multifuncional, com diversas aplicações, sendo que, no Brasil, é cultivado em larga escala, integrando sistemas produtivos agrícolas, especialmente no centro-oeste.

Apesar de ser uma cultura de larga escala, o girassol também pode ser cultivado em espaços menores, como jardins e vasos, especialmente com o desenvolvimento de variedades de porte menor através do melhoramento genético.

O girassol é conhecido por sua boa adaptação ao clima e sua tolerância à seca, embora seja recomendado o plantio em áreas com disponibilidade de irrigação para um melhor desenvolvimento. Suas raízes profundas possibilitam uma alta capacidade de absorção de água e nutrientes.

O plantio do girassol é feito através de sementes em substrato e solo bem drenados. Tanto em vasos quanto em canteiros, é importante garantir um solo solto e não compactado para o desenvolvimento saudável da planta.

A irrigação do girassol é essencial, especialmente durante o período de germinação, sendo recomendado regas frequentes, especialmente em períodos de calor intenso. O espaçamento adequado entre as plantas em canteiros é de 50 centímetros entre linhas e 25 centímetros entre covas.

Após cerca de 50 dias, o girassol começa a florescer, e a colheita pode ser iniciada. Durante o transporte, é importante manter a planta na água para preservar a flor. As informações são do Globo Rural.