Acelga pode ajudar a melhorar o humor? Veja 5 benefícios

Acelga pode ajudar a melhorar o humor? Veja 5 benefícios

A acelga representa uma opção saudável e versátil na dieta, capaz de contribuir para o bem-estar geral

A acelga, popular na culinária oriental e em regiões da costa atlântica e mediterrânea da Europa, oferece uma combinação única de baixo teor calórico e alto valor nutricional, com vitaminas C e K, minerais como magnésio e potássio, além de ferro, cálcio e proteínas. Estes nutrientes não apenas estimulam a densidade óssea e a digestão, mas também regulam os níveis de glicose e gordura no sangue.

Apesar dos benefícios, é importante notar que, devido ao ácido oxálico presente na acelga, pessoas predispostas à formação de pedras nos rins devem preferencialmente consumi-la cozida, o que ajuda a reduzir o teor dessa substância. Assim, a acelga representa uma opção saudável e versátil na dieta, capaz de contribuir para o bem-estar geral e a nutrição adequada, sugerindo uma adição valiosa aos hábitos alimentares.

5 benefícios da acelga para a saúde:

Colabora com a densidade óssea: A acelga é rica em cálcio, vitamina C e K, essenciais para a formação de colágeno, promovendo a saúde dos ossos e dentes, especialmente durante períodos como infância, gestação e lactação.

Previne anemia e melhora o humor: A vitamina C na acelga ajuda na absorção de ferro, prevenindo anemia e melhorando o raciocínio. Também atua na redução do estresse e na prevenção de quadros depressivos.

Favorece a memória e o aprendizado: O ferro presente na acelga regula neurotransmissores cerebrais, facilitando o aprendizado e contribuindo para a memória, além de promover o desenvolvimento cognitivo em crianças.

Beneficia o coração: A vitamina K na acelga inibe a calcificação vascular, prevenindo a formação de placas nas artérias e a aterosclerose. O cálcio favorece as funções neuromusculares e a elasticidade dos vasos sanguíneos, contribuindo para a saúde cardiovascular.

Melhora a visão e a pele: A acelga é fonte de vitamina A, que protege a córnea e mantém a integridade celular. A vitamina C, o ferro e as proteínas presentes na hortaliça ajudam a combater o envelhecimento precoce, estimulando a produção de colágeno e combatendo os radicais livres. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.