Como plantar mandioca? Veja o passo a passo

Como plantar mandioca? Veja o passo a passo

Saiba como cultivar mandioca em sua própria horta com dicas práticas e simples para garantir uma colheita saudável

A mandioca, também conhecida como macaxeira, aipim ou maniva, é uma raiz rústica e nutritiva presente na dieta brasileira há milênios, devido à sua capacidade de acumular amido nas raízes. Seu cultivo é simples e adaptável a diferentes climas, sendo possível plantá-la em hortas ou vasos em solo argiloso ou arenoso.

Para plantar mandioca, é importante escolher uma área de fácil acesso e realizar uma análise do solo em laboratório para determinar a necessidade de calagem. Após a correção do solo, adube-o com cálcio, fósforo e matéria orgânica, aplicando potássio e nitrogênio aos 60 dias após a emergência das plantas.

As hastes da mandioca devem ser preparadas, cortadas em pedaços de 20 cm de comprimento e plantadas em covas ou sulcos, que devem ter entre 10 a 15 cm de largura e 10 cm de profundidade. Em ambientes fechados, é importante controlar a irrigação e manter a área livre de outras plantas nos primeiros meses de crescimento.

O plantio da mandioca deve ser feito durante a primavera em regiões mais frias, enquanto em locais mais quentes e chuvosos pode ocorrer durante o ano todo. As variedades de mandioca têm ciclos de colheita que variam de 6 a 36 meses, sendo possível colher a macaxeira a partir dos 8 meses de plantio e as variedades para produção de derivados industrializados entre 12 e 24 meses. As informações são da revista Casa e Jardim.