Saiba como suas compras podem ser mais eficientes

Saiba como suas compras podem ser mais eficientes

Medidas de prevenção contra o coronavírus incluem menos saídas de casa; veja como tornar as compras mais eficientes e, com isso, ir menos ao mercado

Aos poucos, a população brasileira vai se conscientizando da necessidade de prevenção contra o coronavírus. E isso inclui menos saídas de casa e, consequentemente, menos idas ao supermercado, onde a exposição ao vírus é potencialmente maior. Sendo assim, para tornar as compras mais eficientes diante do cenário do coronavírus, separamos algumas dicas após consultar a especialista em Nutrição da PROTESTE, Fernanda Taveira. Veja as orientações:

  • Prepare uma lista de compras levando em consideração os itens que você já tem em casa.
  • Prefira estocar alimentos não perecíveis ou produtos com duração maior.
  • Faça uma revisão dos prazos de validade dos itens que já estão em casa.
  • Ao comprar legumes e verduras, consuma-as em primeiro lugar para não estragarem.
  • Carnes, peixes e até mesmo legumes (veja orientação abaixo) podem ser congelados para uma duração maior.
  • Os ovos são uma excelente opção de proteína com um prazo de validade maior (30 dias).
  • Apesar de não serem as melhores opções para a saúde, produtos em conserva também podem ser uma alternativa de estocagem; atum e sardinha ao natural são alguns deles.
  • Verifique se sua farmácia caseira tem remédios para dor e febre, bem como xaropes para tosse.

A especialista da PROTESTE explica que há uma maneira correta de se congelar legumes, através da técnica de branqueamento. “É simples: basta mergulhar os legumes limpos, descascados e cortados por dois ou três minutos em água fervente. Logo após, resfrie-os num recipiente com água fria e gelo, seque-os com um pano ou papel toalha e congele-os. Para legumes que oxidam (batata, berinjela), junte suco de meio limão ou duas colheres (sopa) de vinagre à água fervente)”, ensina a nutricionista.

O Ministério da Saúde anunciou recentemente recomendações para prevenção contra o coronavírus. Entre elas, está que se evite aglomerações em geral. Por isso, é importante seguir essas dicas e tornar as compras mais eficientes.

Para mais informações, acesse o especial coronavírus.

Saiba mais arrow_right_alt