Desidratação: como saber que o seu corpo precisa de água?

Desidratação: como saber que o seu corpo precisa de água?

É fundamental beber água regularmente e prestar atenção aos sinais de desidratação

As garrafinhas de água hoje em dia vêm com frases motivacionais para nos lembrar da importância da hidratação para nossa saúde e bem-estar. No entanto, a quantidade de água que você precisa beber vai além do número de garrafas consumidas por dia.

A recomendação geral para adultos é ingerir de 30 ml a 35 ml de água por quilo de peso diariamente. Por exemplo, uma pessoa com 70 kg deve consumir cerca de 2,1 litros a 2,5 litros de água por dia. No entanto, esse valor pode variar conforme fatores como temperatura ambiente, atividade física e alimentação.

É fundamental beber água regularmente e prestar atenção aos sinais de desidratação, nunca ignorando a sede, que é um dos sintomas mais óbvios de desidratação.

Os sinais de desidratação no corpo incluem enrugamento e ressecamento da pele, olhos encovados, boca e nariz secos, diminuição da sudorese, cãibras musculares, batimentos cardíacos acelerados, língua pastosa e prisão de ventre. Urina escura é um sinal de que a hidratação está abaixo do recomendado.

Mal-estar como dor de cabeça, tontura, sonolência, fadiga, fraqueza e diminuição do apetite também podem indicar desidratação e devem ser levados em consideração para manter um equilíbrio adequado. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.