Estudo mostra novo efeito colateral do Ozempic

Estudo mostra novo efeito colateral do Ozempic

Estudo revela como este medicamento influencia a percepção gustativa e os mecanismos neurais

Novos estudos sobre a semaglutida, medicamento já utilizado no tratamento de diabetes e obesidade, indicam que ela pode ter um efeito inesperado: influenciar a percepção do sabor doce.

A pesquisa, apresentada na reunião anual da Endocrine Society (ENDO 2024), sugere que a semaglutida pode tornar os sabores doces menos intensos para pessoas com obesidade, o que pode levar a uma redução no desejo por alimentos doces e ricos em calorias, contribuindo para o emagrecimento.

Divididas em dois grupos, um recebeu 1mg de semaglutida por semana, enquanto o outro recebeu um placebo. Durante 16 semanas, a sensibilidade ao sabor doce foi avaliada usando diferentes concentrações de sabores básicos, enquanto exames de ressonância magnética acompanharam as respostas cerebrais a estímulos doces antes e depois das refeições.

Além disso, biópsias da língua analisaram a expressão do mRNA das participantes. Os resultados indicam alterações significativas na percepção do paladar.

O grupo que recebeu semaglutida relatou uma percepção menos intensa do sabor doce, o que foi corroborado por observações tanto no cérebro quanto na língua. Os exames revelaram alterações na atividade cerebral e na expressão gênica das papilas gustativas em resposta ao estímulo do sabor doce.

Genes associados às vias gustativas, plasticidade neural e regeneração das papilas gustativas demonstraram mudanças significativas na expressão de mRNA, sugerindo uma influência da semaglutida sobre a percepção gustativa e seus mecanismos neurais. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.

Giovana

author avatar
Giovana