Frutose: saiba o que é e se faz mal à saúde

Frutose: saiba o que é e se faz mal à saúde

Frutose é um tipo de açúcar presente em frutas e vegetais e que pode ser adicionado como ingrediente em produtos industrializados. Saiba mais sobre este nutriente

A frutose é um nutriente encontrado em frutas, vegetais, mel e é um ingrediente usado na indústria alimentícia. Ao ler o rótulo de um produto, você já deve ter se deparado com esta palavra e pode não saber o que significa. Por isso, este artigo traz informações sobre ele.

Este tipo de açúcar pode adoçar mais do que o produto comum refinado e sua produção é barata. Portanto, ele é a opção de muitas indústrias em seus itens. Agora, será que faz mal para a saúde? A resposta tem relação total com o volume do consumo e a forma. Para saber mais, continue lendo o artigo:

O que é frutose?

A frutose é um açúcar monossacarídeo e é conhecida, popularmente, como ‘açúcar da fruta’, porque costuma ser encontrada naturalmente nas frutas, segundo o site Food Insight. Ela também é um carboidrato. Além disso, o nutriente faz parte de outros alimentos naturais, como mel, beterraba, cana-de-açúcar e vegetais.

Em seu uso na indústria alimentícia, a frutose pode ser encontrada na forma líquida, que é chamada de xarope de frutose, em pó ou em cristais. E também faz parte da composição química da sacarose, do sorbitol e do xarope de milho.

Este nutriente é mais doce do que o açúcar comum e é mais solúvel. Com isso, é frequentemente usado para adoçar bebidas, como sucos e refrigerantes, e outros preparos, como biscoitos e molhos. Deste modo, a frutose pode aparecer na lista de ingredientes de alguns produtos e fazer parte da rotina alimentar do ser humano.

Em nosso corpo, a frutose é metabolizada pelo fígado e convertida em uma fonte de energia para as células.

Alimentos naturais que contém frutose

A frutose pode ser encontrada de forma natural nas frutas, por exemplo, maçãs, peras e ameixas, e também nos vegetais, como alcachofra, aspargo e pimentões vermelhos.

O consumo de frutas e vegetais é algo benéfico para o corpo humano, já que são alimentos completos, que possuem vários nutrientes, como fibras, minerais e vitaminas, sendo a frutose apenas um deles e em baixa quantidade.

Frutose faz mal?

Para responder essa pergunta, a melhor resposta que podemos dar é: depende da quantidade. A frutose é algo comum e que faz parte da nossa alimentação diariamente. O que muda no caso de fazer mal ou não é a quantidade em que é consumida, já que é um açúcar. Por isso, ficar de olho no rótulo dos produtos e fazer uma dieta balanceada é fundamental para não extrapolar.

Em produtos da indústria alimentícia, o ingrediente frutose é encontrado na composição de algumas bebidas industrializadas, molhos, chocolate, doces, fast food, pães e embutidos, como salsicha e presunto.

Quando se fala em açúcares adicionados em alimentos industrializados – como é caso da frutose, xilitol, sucralose, stevia e outros -, o consumo excessivo pode levar à obesidade por causa do aumento das calorias e também a riscos cardíacos, colesterol alto, diabetes e esteatose hepática.

A Organização Mundial da Saúde e também o Guia Alimentar Brasileiro, do Ministério da Saúde, recomendam que as pessoas não ultrapassem 10% do valor energético total da alimentação com o consumo de açúcares. Isso porque os ingredientes doces podem causar cáries e influenciar o ganho de peso.

Inclusive, quando um açúcar adicionado no produto está em quantidades elevadas, ele tem que ser identificado no rótulo da embalagem com o símbolo da lupa. Este símbolo faz parte das regras da Rotulagem Nutricional Frontal. E a frutose pode ser um açúcar adicionado em alguns itens e, por isso, também pode ganhar este selo. Saiba mais sobre a rotulagem aqui.

Quer saber mais sobre os tipos de adoçantes que existem e seus impactos no corpo? Leia o artigo da Proteste sobre o assunto. Clique aqui.

Intolerância à frutose

Em casos raros, algumas pessoas podem desenvolver intolerância à frutose e outros tipos de adoçantes nos produtos alimentícios. Isso acontece quando o organismo desenvolve problemas digestivos ao consumir determinados tipos de nutrientes. Porém, não é algo frequente.

Para saber se este pode ser o seu caso, você deve consultar um médico e relatar os sintomas. De acordo com o site da Rede D’Or, a intolerância acontece quando as pessoas não possuem as enzimas responsáveis por digerir determinados alimentos, o que causa sintomas indesejados. Entre eles estão: cólicas, diarreia, estufamento da barriga, dor abdominal, vômito, gases, tontura, fraqueza, dores de cabeça, urticária e coceira.

Deste modo, tenha uma alimentação com diversidade de nutrientes e com consumo moderado de produtos industrializados. Em casos de sintomas diferentes, procure o médico para investigar a causa e fazer o tratamento adequado.