Gestão de clientes é peça-chave para quem vai empreender

Gestão de clientes é peça-chave para quem vai empreender

Assunto é um dos temas do curso online que a PROTESTE vai lançar para ajudar pessoas que querem empreender no ramo de alimentação

Para quem está iniciando um empreendimento, um dos principais focos de atenção é a gestão de clientes. E no ramo alimentício, não é diferente. Se você está começando a investir nesse ramo, saiba que existem diversas ferramentas que podem auxiliar nesta gestão.

Dependendo do tamanho do seu empreendimento, em algum momento você precisará de algumas delas. E essas ferramentas vão estar no curso online que a PROTESTE vai lançar em março para auxiliar as pessoas que querem empreender na área de alimentação: Você Chef: Da Cozinha ao Lucro.

No contexto da gestão de clientes, o programa apresentará as melhores táticas para criação da marca, de atendimento e relacionamento.

Confira algumas dicas:

Tratamento

Tem a ver com educação. Em princípio, todos os clientes devem ser tratados como “senhor” e “senhora”. No entanto, seu consumidor pode ser jovem ou mesmo pedir-lhe que o trate por você. Neste caso, o tratamento muda, mas o respeito permanece inabalado.

Todos temos um nome e, a grande maioria das pessoas gosta de ser tratada pelo próprio nome. Essa é uma dica de que você não pode se esquecer! Na medida do possível, trate seus consumidores pelo nome – mantendo o “senhor” ou a “senhora” quando aplicável.

Atendimento

É possível que o consumidor seja muito bem tratado, com respeito, cordialidade, simpatia, e mesmo assim não sinta que foi bem atendido. Em algumas situações, pode ser que as necessidades não sejam correspondidas e o cliente pode frustrar-se com o que recebeu em contrapartida ao dinheiro que pagou.

Por isso, é preciso estar ciente de que o atendimento vai além do tratamento. Não há um bom atendimento se não houver um bom tratamento, mas o contrário é possível.

Certifique-se de que sabe exatamente o que o cliente deseja que, normalmente, são as “promessas” que você faz ao comunicar-lhe sobre o seu produto.

Relacionamento

Assim como atendimento vai além de tratamento, relacionamento vai além de atendimento. O relacionamento tem por objetivo criar a fidelidade do consumidor pelo produto.

Com isso, um simples episódio de mau atendimento pode impedir que o relacionamento sequer se inicie. Então, para que haja relacionamento, é imprescindível que haja bom atendimento. 

O relacionamento se desenvolve ao longo do tempo, através de ações cada vez mais customizadas, isto é, direcionadas especificamente para cada cliente. Por isso, quanto mais informações você dispuser do cliente, maior será a probabilidade de que atenda às suas expectativas, até mesmo de forma antecipada.