Hora do lanche: como escolher o suco de fruta para o seu filho

Hora do lanche: como escolher o suco de fruta para o seu filho

Você sabe quais são os diferentes tipos de suco de fruta de caixinha que pode encontrar no mercado? E sabe quais são as diferenças? Conheça mais sobre o suco de fruta

Na hora de preparar a lancheira do seu filho para a escola, os pais precisam fazer escolhas saudáveis e conscientes para promover uma alimentação balanceada para os pequenos. Porém, você sabia que o suco de fruta pode não ser tão saudável assim?

Por muito tempo, os especialistas diziam que a bebida natural era uma fonte de vitamina C e fonte extra de água na rotina diária. No entanto, os novos estudos mostram que também existem desvantagens nesta bebida, como o alto teor de açúcar e o risco de ser uma fonte de calorias extras.

Mesmo assim, o suco de caixinha pode fazer parte da hora do lanche, desde que a criança tenha uma alimentação saudável e com boa hidratação por meio da água natural. Deste modo, você sabia que existem três tipos deste produto no mercado? Você pode se deparar com o suco integral, o néctar e o refresco. Continue aqui para saber as diferenças e muito mais sobre o suco de fruta:

Vantagens e desvantagens do suco de fruta

Por ser uma bebida comum na alimentação do ser humano, o suco de fruta é alvo de estudos ao redor mundo. Em janeiro de 2024, um estudo publicado na revista científica JAMA Pediatrics informou que o consumo de um copo ou mais suco 100% fruta por dia está associado ao ganho de peso em crianças e adultos. A mesma conclusão foi revelada pela Universidade de Toronto, no Canadá, que apontou que os responsáveis devem limitar a quantidade deste líquido durante o combate à obesidade infantil. Isso porque está associado ao ganho de massa corporal a longo prazo, pois o suco de frutas não possui a mesma quantidade de fibras do que uma fruta inteira.

Ao consumi-lo, a pessoa ingere a frutose de forma que ela é mais absorvida pelo organismo, já que está sem as fibras, e pode aumentar os níveis de glicose no sangue de forma rápida. Isso pode ser associado ao desenvolvimento de diabetes do tipo 2 em crianças e adultos. Portanto, a ingestão deve ser limitada e sempre preferir a fruta inteira e a hidratação deve ser feita por meio da água natural.

Outro ponto é que o consumo de bebidas de frutas ou açucaradas aumenta o risco de cárie dentária nas crianças.

Os tipos de suco de caixinha que estão disponíveis no mercado

De acordo com a Revista PROTESTE do mês de fevereiro de 2024, o consumidor pode encontrar alguns tipos de suco de caixinha, e eles possuem diferenças na composição. Conheça:

-Suco: é feito com 100% fruta ou polpa, não fermentado, não concentrado e não diluído. Este líquido não pode ter adição de aromas e corantes artificiais. Caso ocorra a adição de açúcar, o rótulo deve ter a informação de que foi ‘adoçado’. Caso contrário, o produto tem a indicação de que é ‘integral’.

-Néctar: feito de 10% a 50% de suco ou polpa e não é fermentado. Neste produto, a indústria faz a diluição em água potável da parte comestível da fruta ou de seu suco. Pode ter a adição de açúcares e de aditivos.

-Refresco: feito de 4% a 30% de suco ou polpa e também não é fermentado. A produção acontece a partir da diluição, em água potável, do suco de polpa, fruta ou extrato. Com ou sem adição de açúcares e aditivos.

-Néctar misto: é quando possui a mistura de duas frutas, sendo que as versões mais comuns são de laranja com maçã, e de uva com maçã. Desse modo, a forma de saber a fruta que está em maior quantidade é olhando a lista de ingredientes e ver qual delas aparece primeiro.

Como escolher o melhor suco de caixinha para a hora do lanche?

Como dito acima, os pais e responsáveis podem escolher sucos de fruta de caixinha para o filho levar na lancheira sem nenhum problema. Porém, é necessário que promovam uma alimentação saudável e com a hidratação correta para a criança nas outras refeições do dia.

Na hora de escolher a melhor bebida infantil, você pode olhar a lista de ingredientes e verificar qual é a melhor opção para o organismo de seu pequeno. Você pode escolher Suco, Néctar ou Refresco, já que todos são válidos e o que muda é o modo de produção e a quantidade de açúcar e aditivos. Escolha o que for melhor para a alimentação do seu pequeno e para o seu bolso.

Por fim, é válido destacar que o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos, de 2021, com orientações do Ministério da Saúde, informa que não é recomendado oferecer sucos de frutas para crianças menores de 1 ano. A orientação é que os pais e responsáveis ofereçam frutas para as crianças, já que possuem mais fibras, estimula a mastigação e não há a necessidade de adição de açúcar.

Outro ponto, que também faz parte das recomendações do Ministério da Saúde, é que crianças de até 2 anos de idade não devem consumir açúcar. O consumo deste produto pode levar ao ganho de peso e até ao desenvolvimento de doenças, como diabetes e hipertensão. Além disso, o açúcar influencia o paladar da criança, que pode recusar os alimentos mais saudáveis por não ser adocicado.

Caso escolha oferecer o suco de frutas para a criança de 1 a 3 anos de idade, a orientação do Ministério da Saúde é de que seja, no máximo, 120 ml de suco por dia, sendo a bebida natural e sem adição de açúcar, e a oferta deve ser após a refeição. Para as crianças maiores, de 4 a 6 anos de idade, a Academia Americana de Pediatria diz que podem consumir até 175 ml por dia. E, no caso das crianças e adolescentes de 7 a 18 anos, o consumo deve ser de até 250 ml por dia.

Deste modo, você deve incentivar a sua criança a beber água natural para se hidratar, evite oferecer sucos e refrigerantes e promova uma alimentação saudável e balanceada.