Mounjaro: Anvisa aprova novo remédio para diabetes tipo 2; conheça

Mounjaro: Anvisa aprova novo remédio para diabetes tipo 2; conheça

A medicação foi aprovada nesta segunda-feira (25)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (25) um novo remédio contra o diabetes tipo 2, segundo informações do G1.

O Mounjaro, da farmacêutica Eli Lilly, é um medicamento cujo princípio ativo é a tirzepatida. Ele já está liberado nos Estados Unidos e na Europa e tem uma atuação parecida ao do Ozempic, do laboratório Novo Nordisk.

Nos estudos que serviram de base para a aprovação, o Mounjaro apresentou resultados superiores de controle da glicemia (o açúcar no sangue) e redução de peso quando comparado ao Ozempic. A nova droga que chega ao país também é aplicada por meio de injeções semanais.

O remédio ativa receptores das células relacionados a dois hormônios que atuam no sistema digestivo: o GIP (sigla para polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose) e o GLP-1 (peptídeo 1 semelhante ao glucagon).

Esses receptores que são ativados mexem com uma série de processos do organismo, como a liberação de insulina. Ao melhorar a liberação desse hormônio após as refeições, o Mounjaro facilita o controle da glicemia (ou das taxas de açúcar na circulação).

Além disso, esses receptores de GIP e GLP-1 também aparecem em células do cérebro que são responsáveis por controlar o apetite. Assim, o remédio também ajuda a regular a ingestão de alimentos, o que pode levar à perda de peso.

Vale lembrar que um médico precisa sempre ser consultado antes que o consumo desses remédios se inicie. Então, consulte um especialista, o médico que acompanha seu caso antes de tomar uma decisão.