Não é só mandioca? Conheça os diferentes tipos de tubérculo

Não é só mandioca? Conheça os diferentes tipos de tubérculo

Conheça as diferenças regionais e usos culinários da mandioca, homenageada em 22 de abril

O Dia da Mandioca, comemorado em 22 de abril, destaca a relevância desse tubérculo na alimentação brasileira, conhecido por sua versatilidade em diferentes preparações culinárias.

A chef Teresa Corção, especialista no tema, distingue dois tipos de mandioca: a brava, utilizada na produção de derivados, e a mansa, consumida diretamente cozida. Essa última é conhecida como macaxeira no Nordeste e aipim no Sul e Sudeste do Brasil.

As diferenças na nomenclatura e nos usos culinários da mandioca variam de acordo com as regiões do país. Enquanto o polvilho, derivado da mandioca, é a base para o tradicional pão-de-queijo mineiro e para a tapioca nordestina, a farinha de mandioca é comumente utilizada em receitas como farofas, feijão tropeiro e tutu no Sudeste, enquanto na Amazônia é consumida pura.

A diversidade das farinhas de mandioca é destacada por Teresa Corção, que aponta diferenças de textura e sabor entre as variedades regionais.

A importância desse ingrediente na culinária brasileira é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que o identifica como bem imaterial em diversos estados do país. As informações são do O Globo.