Chuchu: veja 4 benefícios do alimento para a saúde

Chuchu: veja 4 benefícios do alimento para a saúde

Descubra a história e os benefícios do chuchu, um alimento subestimado com grande potencial na culinária e na saúde

O chuchu, muitas vezes subestimado na culinária, revela-se um alimento saudável e versátil, com um sabor que pode surpreender quando preparado corretamente. Mais do que um simples legume, é considerado um fruto e possui uma história rica em culturas, tendo suas origens no México, onde era valorizado pelos astecas e consumido de diversas formas, inclusive como planta medicinal.

Além de seu valor histórico, o chuchu destaca-se por sua versatilidade e benefícios à saúde, sendo uma opção econômica e de fácil cultivo. Presente em diversas regiões do mundo, sua composição nutricional varia de acordo com fatores como clima, região e método de cultivo, oferecendo uma importante fonte de nutrientes em suas diversas partes, desde os frutos maduros até as folhas jovens e raízes tuberosas.

Considerado um item básico na alimentação em países como o México e a América Central, o chuchu é valorizado por sua contribuição nutricional e seu papel na culinária tradicional. Com características semelhantes a outros membros da família das cucurbitáceas, como pepino e abóbora, sua variedade de tipos e formas reflete as influências do clima e solo em sua composição.

4 benefícios do chuchu para a sua saúde:

Digestão e intestino: O chuchu, de sabor suave e leve, facilita a digestão e auxilia no funcionamento do intestino devido ao seu teor de água e fibras, promovendo a motilidade intestinal e tendo efeito diurético e hidratante.

Saúde renal: Rico em potássio, o consumo de chuchu beneficia a saúde dos rins, favorecendo suas funções, como a filtragem de nutrientes, e prevenindo problemas como pedras ou cálculos renais.

Controle da pressão arterial: O chuchu, também por ser rico em potássio, contribui para regular a pressão arterial, equilibrando os efeitos do sódio no organismo.

Reforço da imunidade: Além disso, o chuchu atua como anti-inflamatório e fortalece a imunidade, graças à presença de vitamina C e zinco em sua composição.

As informações são do portal Viva Bem, do UOL.