Banana reduz a pressão arterial? Veja 5 benefícios da fruta

Banana reduz a pressão arterial? Veja 5 benefícios da fruta

Essa fruta promove o funcionamento intestinal e auxilia na regularização do sistema nervoso e digestivo

A banana, amplamente cultivada e consumida no Brasil, destaca-se como a fruta favorita da população, segundo dados do IBGE, devido à sua ampla distribuição geográfica e benefícios para a saúde.

Rica em vitamina C, vitamina B6, potássio, magnésio, fibras e antioxidantes, a banana é uma fonte energética rápida, promove o funcionamento intestinal e auxilia na regularização do sistema nervoso e digestivo, oferecendo resistência aos vasos sanguíneos e prevenindo câimbras devido ao seu teor de potássio e vitaminas do complexo B.

Redução da pressão arterial: A banana, rica em potássio e naturalmente pobre em sódio, contribui para o equilíbrio de eletrólitos no corpo, ajudando a reduzir a pressão arterial e o risco de doenças cardiovasculares.

Melhora da saúde do coração: Com fibras, potássio, folato e antioxidantes como a vitamina C, a banana promove a saúde cardíaca, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e níveis de LDL, o “colesterol ruim”.

Auxílio no controle da diabetes: Recomendada pela Associação Americana de Diabetes, a banana, rica em fibras, pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue e o risco de diabetes tipo 2, especialmente quando madura e com baixa resposta glicêmica.

Riqueza nutricional: Além do potássio, a banana é uma fonte de diversos nutrientes essenciais, como magnésio e pró-vitamina A, contribuindo para a prevenção de cãibras musculares, saúde muscular e recuperação após exercícios físicos.

Prevenção do crescimento de células cancerígenas: Estudos indicam que a lectina presente na banana pode auxiliar na prevenção do crescimento de células de leucemia, atuando como antioxidante e auxiliando na remoção de radicais livres, potencialmente reduzindo o risco de câncer. As informações são da CNN.