Nova onda de calor ameaça 15 estados e Distrito Federal

Nova onda de calor ameaça 15 estados e Distrito Federal

Para os próximos dias, regiões como Piauí, Maranhão, Tocantins, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo podem esperar calor intenso

Uma nova onda de calor, menos intensa que a de novembro, está prevista para atingir o Brasil a partir desta quinta-feira, 14. O termo “onda de calor” refere-se a temperaturas cinco graus Celsius acima da média, mantidas por três a cinco dias. O Inmet emitiu um alerta de “perigo” para 15 estados e o Distrito Federal, válido até domingo, devido a essas temperaturas elevadas.

Os estados afetados são Tocantins, Rondônia, Maranhão, Piauí, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal.

Áreas como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Bahia podem enfrentar temperaturas entre 40°C e 42°C. Já Piauí, Maranhão, Tocantins, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo devem se preparar para calor intenso nos próximos dias. A onda de calor atual é considerada menos severa em comparação com a de novembro, pois estamos nos aproximando do verão, que traz mais umidade e nuvens, ao contrário do período da primavera, normalmente mais seco e quente devido à escassez de chuvas e nuvens. As informações são do G1.

Cuidados essenciais durante a onda de calor

Durante esta onda de calor sem precedentes, é fundamental adotar medidas preventivas para proteger a saúde, especialmente para pessoas com doenças preexistentes, crianças e idosos, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS). O aumento das temperaturas pode causar desconforto, exaustão e até insolação, agravando doenças cardiovasculares, respiratórias e renais.

Pesquisas internacionais apontam um crescimento no risco de morte por doenças como cardíacas, derrames, diabetes e infecções respiratórias sob climas quentes. Para mitigar estes riscos, especialistas recomendam manter-se hidratado, vestir roupas leves, buscar ambientes sombreados e manter a temperatura dos locais controlada. Estudos realizados na América Latina mostram que o calor aumenta significativamente a mortalidade em comparação ao frio.

Para prevenir complicações, é aconselhável beber água constantemente, manter uma dieta balanceada, realizar exercícios físicos em horários mais amenos, usar proteção solar, evitar o consumo excessivo de álcool e monitorar pessoas em situação de vulnerabilidade. Manter os ambientes frescos, abaixo de 32°C durante o dia e 24°C à noite, através de banhos frios e boa ventilação, é essencial. É vital estar alerta para sinais de desidratação e hipertermia, buscando assistência médica imediatamente quando necessário.