Protetor solar: qual é a quantidade ideal para passar no rosto?

Protetor solar: qual é a quantidade ideal para passar no rosto?

O uso do protetor solar é algo essencial para manter a saúde de sua pele e evitar doenças dermatológicas causadas pelo sol. Para fazer o uso correto do produto, saiba aqui como escolher o filtro solar, como usar e mais detalhes

O protetor solar é um produto que deve fazer parte da rotina de skincare de todo mundo diariamente. Isso porque ele é o melhor método para evitar o envelhecimento precoce da pele, manchas, queimaduras solares e doenças graves como câncer de pele, por causa do seu efeito de bloquear ou refletir a luz solar. Além de proteger a pele dos danos causados pelo sol, existem também produtos específicos para a proteção dos cabelos e lábios, em diferentes formas cosméticas adequadas à cada região.

No entanto, você sabia que não basta apenas passar uma pequena quantidade do filtro solar todos os dias? A quantidade do protetor solar no rosto e no restante do corpo e a frequência de uso são essenciais para a sua eficácia.

Para que o protetor solar tenha o efeito de bloquear a absorção dos raios UV (radiação ultravioleta), a Sociedade Brasileira de Dermatologia tem uma recomendação de uso. Para o rosto, pescoço e cabeça, a quantidade ideal de protetor solar é de uma colher de chá todos os dias. E também existem indicações para as outras partes do corpo: uma colher de chá para a parte da frente do tronco, uma colher de chá para as costas, uma colher de chá para cada braço e uma colher de chá para cada perna. Sim, o protetor solar deve ser usado em todo o corpo! Quer saber mais sobre o protetor solar? Continue lendo aqui:

Como usar o protetor solar corretamente?

O filtro solar é um produto que deve ser de uso diário, seja em um dia de sol ou nublado. A aplicação deve ser feita com a pele seca e em todo o corpo. Inclusive, o protetor deve ser reaplicado a cada duas horas ou após suar e entrar na água da piscina e do mar para ter o máximo de proteção ao longo da exposição ao sol. As formulações resistentes à água são interessantes para manter a pele protegida.

Falando em exposição ao sol, o importante é evitar ficar sem proteção solar adequada principalmente nos horários entre 10h e 16h, pois é quando existe maior incidência de radiação UV. Evite ir à praia ou à piscina nesses horários. Além do protetor solar, o uso de roupas com fator de proteção solar, chapéus e bonés podem ajudar na proteção.

Como escolher o protetor solar?

De acordo com o Consenso Brasileiro de Fotoproteção, que foi publicado em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, o protetor solar indicado é o que tenha o FPS (Fator de Proteção Solar) mínimo de 30 para todos os tipos de peles. Porém, existem algumas exceções. Os especialistas orientam que o FPS 50 ou mais alto deve ser usado por quem tem a pele muito clara, histórico de câncer de pele na família ou esteja em tratamento dermatológico.

Além disso, o Consenso aponta que pessoas de pele mais escura podem, eventualmente, usar protetor solar com FPS abaixo de 30, mas apenas caso não tenham tendência de desordem de pigmentação ou histórico familiar de câncer de pele. Isso porque o tumor pode ter a identificação tardia em peles mais pigmentadas.

Outro ponto é que o consumidor pode escolher o melhor produto para seu tipo de pele: oleosa, normal ou seca. Para isso, o comprador deve ler o rótulo do filtro solar para se informar qual a indicação do produto para ficar mais confortável durante o uso. De modo geral, os produtos para pele oleosa são em gel, gel-creme, sérum e são Oil-free. Enquanto isso, as peles do tipo normal e seca costumam se adaptar melhor com os produtos em creme e loção.

associado proteste testes comparativos

O que é FPS, PPD, UVA e UVB?

Ao observar o rótulo de um filtro solar, você vai encontrar algumas siglas. A primeira delas é o FPS, que significa Fator de Proteção Solar. Isto é um índice que mede a proteção do produto contra a radiação UVB na pele. O FPS vem acompanhado de um número, que, conforme dito acima, tem a recomendação de uso pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Outra sigla encontrada no frasco é PPD (Persistent Pigment Darkening), que é o fator que mede a proteção contra a radiação UVA, ou seja, mede o fator de proteção solar sobre esta radiação na pele. Os dois termos representam a proteção solar dos dois diferentes tipos de radiação que atingem nossa pele e estão presentes em quantidade diferente no protetor solar.

Além disso, vale destacar que os raios UVA são os que provocam o envelhecimento da pele, já que podem penetrar mais profundamente na derme e causam danos a longo prazo. Enquanto isso, os raios UVB são os que causam queimaduras e bronzeiam a pele, e também são responsáveis pelo câncer de pele.

É melhor usar protetor com cor ou sem cor?

Hoje em dia, o setor de proteção solar tem vários produtos e um deles é o filtro com cor, que ajuda a uniformizar o tom da pele durante o seu uso. Vale destacar que o protetor com e sem cor tem a mesma eficácia em relação à proteção contra os raios UVA e UVB.

O que diferencia um do outro é a presença do pigmento, que, além de dar cor ao produto, também tem o efeito de proteger contra a luz visível. Este benefício é vantajoso para quem tem problemas de hiperpigmentação da pele, como melasmas, já que protege ainda mais a região para não ter o escurecimento das manchas durante o tratamento. Esse tipo de protetor é versátil e prático e pode dispensar o uso de maquiagem quando se opta por uma pele mais leve para o dia a dia, porém mantendo a proteção.

O que passar primeiro: protetor solar ou hidratante?

Ao separar os itens para a sua rotina de skincare, o mais indicado é primeiro aplicar os produtos de tratamento da pele, como os séruns e o hidratante. Logo depois, o adequado é aplicar o protetor solar na quantidade adequada. E, por fim, você faz a sua maquiagem. Portanto, o hidratante deve vir antes do protetor solar.

Quem tem pele oleosa deve usar protetor solar?

Sim, o protetor solar é indicado para todos os tipos de pele. Para quem tem a pele oleosa, a indústria cosmética já criou os filtros solares que são Oil-free, que não levam mais substâncias oleosas para a pele. Com isso, a pessoa vai sentir a sensação de pele seca após a absorção do produto e não verá o brilho dos outros tipos de protetores. Além disso, o protetor solar também é importante para prevenir manchas de acne que ocorrem frequentemente em peles oleosas.

Maquiagem com proteção solar

Atualmente, a proteção solar não está presente apenas nos filtros vendidos separadamente nas farmácias e mercados, mas também nos produtos de maquiagem. Porém, um não substitui o outro.

A maquiagem com proteção solar, que geralmente é a base ou o pó, são aliados para reforçar a proteção solar do seu filtro de uso diário. Isso porque a maquiagem não tem a finalidade de ser um produto da rotina de skincare, mas sim de função estética. Por isso, o índice de proteção da maquiagem não é o mesmo de um protetor solar e não é recomendado que o filtro específico para sua pele seja descartado em caso do uso de uma maquiagem com proteção solar.

banner guia de compras alimentação