Psyllium: para que serve e quais os benefícios?

Psyllium: para que serve e quais os benefícios?

Conheça os potenciais efeitos positivos da fibra do psyllium no sistema digestório e saiba como utilizá-la com segurança

A fibra da casca do psyllium é reconhecida por seus efeitos benéficos no sistema digestório humano, sendo recomendada por especialistas para ajudar tanto em casos de constipação quanto de diarreia.

Estudos apontam para o potencial anti-inflamatório e gastroprotetor da P. ovata, além de seu papel na absorção de minerais, conforme revelado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a Instrução Normativa da Anvisa nº 2, de 13 de maio de 2014, o psyllium pode ser utilizado como coadjuvante no tratamento da obstipação intestinal e da síndrome do cólon irritável. Entretanto, a venda deste produto com essa finalidade é permitida apenas mediante prescrição médica.

É importante ressaltar a importância de buscar orientação médica antes de iniciar o uso do psyllium como parte do tratamento de condições digestivas. A venda controlada deste produto destaca a necessidade de supervisão profissional para garantir sua eficácia e segurança.

Embora os benefícios potenciais do psyllium sejam promissores, é fundamental aguardar mais pesquisas e evidências científicas para uma compreensão mais completa de seus efeitos no sistema digestivo.

Para ler a matéria completa, acesse o link.