Canela de velho: para que serve e como fazer o chá

Canela de velho: para que serve e como fazer o chá

A planta tem propriedades antioxidantes e contribuem de diversas maneiras para a saúde

A Miconia albicans, popularmente conhecida como canela-de-velho, é uma planta que oferece diversos benefícios à saúde e pode ser encontrada em diferentes formatos, como chá, pomadas, óleo ou cápsulas. Mesmo sendo uma pequena semente, seus efeitos são poderosos e associados a propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, analgésicas, antimicrobianas, antidiabéticas e protetoras mutagênicas.

Por tais propriedades, as folhas da Miconia albicans são conhecidas por aliviar sintomas de artrite, dores reumáticas e articulares. Estudos, como os realizados por pesquisadores brasileiros em 2021, destacam seu potencial anti-inflamatório e analgésico, especialmente em casos de osteoartrite, embora com amostras reduzidas.

Pesquisas adicionais evidenciam propriedades antioxidantes da canela-de-velho, contribuindo para neutralizar radicais livres, retardando o envelhecimento e auxiliando na eliminação de toxinas do corpo. Além disso, estudos também associam a planta a efeitos antidiabéticos e à proteção celular contra danos no DNA.

A versão em pomada de canela-de-velho, em gel ou creme, é indicada para massagens em áreas doloridas por torcicolos, tendinites, torções e outros desconfortos locais. Enquanto o chá tem ação sistêmica, a pomada age localmente, proporcionando alívio nas regiões aplicadas.

A coadministração do chá e da pomada pode sobrecarregar o organismo, sendo a pomada mais associada ao alívio local de dores. Vale citar que o consumo da planta em excesso pode apresentar riscos, especialmente para pessoas com problemas renais ou hepáticos. 

Apesar de suas propriedades benéficas, a canela-de-velho não possui componentes que promovem o emagrecimento direto. Seu uso pode, no entanto, melhorar o funcionamento geral do organismo, incluindo a redução de inchaços corporais. As informações são do portal Viva Bem, do UOL. 

Confira abaixo uma receita de Chá de Canela-de-Velho:

Ingredientes:

  • 10 a 15 gramas de folhas secas de canela-de-velho ou 1 colher (sopa) de extrato seco
  • 1 xícara (chá) de água

Modo de Preparo:

  1. Ferva a água.
  2. Retire do fogo e adicione as folhas secas de canela-de-velho.
  3. Deixe repousar por aproximadamente 10 minutos.
  4. Coe antes de beber.