Romã ajuda na artrite? Conheça 3 benefícios da fruta

Romã ajuda na artrite? Conheça 3 benefícios da fruta

Conheça os benefícios da romã para a saúde e sua fascinante história cultural e nutricional

Com sua polpa e casca ricas em flavonoides e taninos, compostos antioxidantes, a romã tem sido associada a um menor risco de câncer, como indicado por estudos, incluindo um publicado no periódico Nature Communications. Esses achados destacam a importância do consumo regular de alimentos ricos em flavonoides para a saúde geral, oferecendo uma nova perspectiva sobre a romã como aliada na luta contra doenças graves.

No centro da romã reside sua parte comestível: as numerosas sementes prismáticas envoltas por uma polpa doce e intensamente cor-de-rosa. Esta cor vibrante é atribuída à presença de antocianinas e elagitaninos, compostos bioativos que não apenas conferem à romã sua aparência distintiva, mas também são responsáveis por muitos de seus benefícios à saúde. Além disso, a romã é uma fonte rica de vitaminas A, C e E, juntamente com outros compostos como ácido gálico e catequinas.

3 benefícios da romã para a saúde:

Melhora a função neurológica: Os compostos antioxidantes e anti-inflamatórios presentes nas sementes e na casca da romã ajudam a equilibrar as funções dos neurônios, potencialmente beneficiando a memória e protegendo contra doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson.

Alívio da artrite: Estudos demonstraram que a romã pode ser uma terapia adjuvante eficaz no tratamento da artrite reumatoide. Pesquisas em humanos, animais e em laboratório indicaram que os compostos presentes na fruta podem reduzir a inflamação e o estresse oxidativo associados à doença.

Saúde cardiovascular: Rico em compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, o consumo de romã está associado a diversos benefícios para o coração. Estudos mostraram que o suco de romã pode ajudar a reduzir a pressão arterial sistólica e diastólica, além de elevar os níveis de HDL (colesterol bom) e diminuir os níveis de triglicerídeos, ajudando na prevenção de doenças cardíacas como infarto, arritmia e aterosclerose. As informações são do UOL.