Anvisa prepara regras para dispositivos médicos

Anvisa prepara regras para dispositivos médicos

Duas consultas referentes ao assunto estão abertas ao público para sugestões no site da Anvisa até dia 09 de março

Desde o dia 8 de janeiro de 2019 está aberto o prazo para contribuições do público em geral com relação a dois temas cruciais para a saúde da população. Os interessados podem enviar comentários e sugestões até o dia 9 de março. As duas consultas públicas da Anvisa têm como objetivo a proposta de uma Resolução da Diretoria Colegiada (RDC). A resolução estabelece os requisitos para aperfeiçoar o gerenciamento de riscos associados ao processamento de dispositivos médicos.

O primeiro deles diz respeito aos requisitos de boas práticas para o processamento de produtos utilizados na assistência à saúde. Já o segundo trata de uma Instrução Normativa (IN) que estabelece as diretrizes de garantia da qualidade nos serviços de saúde. Tem como objeto principal a validação, o monitoramento e o controle da rotina dos processos de esterilização e dos processos automatizados de limpeza e desinfecção nesses serviços.

Clique aqui para ler esta matéria: Gadgets de saúde em evidência na CES 2019

O que é processamento de dispositivos médicos?

O processamento de dispositivos médicos é a prática de descontaminar e preparar tais produtos. Eles são utilizados no apoio ao diagnóstico e terapia e na assistência aos pacientes. Por exemplo, em cirurgias, procedimentos e alguns tipos de exames.

Essa ação prevê a garantia de reutilização ou o descarte seguro desses produtos nos serviços prestados por profissionais de saúde em hospitais, clínicas, consultórios médicos e odontológicos, entre outros.

Fazem parte dessa prática as diversas etapas de pré-limpeza, limpeza, desinfecção, esterilização e outros processos aplicáveis aos dispositivos médicos. Por exemplo, instrumentais cirúrgicos, endoscópios dos mais diversos tipos, pinças. Além disso, incluem materiais utilizados para procedimentos gastrointestinais, urológicos, oftalmológicos, odontológicos e outros.

Como participar

Os comentários e sugestões devem ser enviados por meio de um formulário eletrônico. As contribuições recebidas são consideradas públicas e podem ser acessadas por qualquer interessado, no menu “Resultado” dos formulários eletrônicos. Inclusive durante o processo de consulta.

Após enviar sua sugestão, o participante receberá um número de protocolo. E fica dispensado o envio postal ou o protocolo presencial de documentos em meio físico junto à agência.

A PROTESTE luta para melhorar o acesso à saúde no Brasil. Além de fazer testes comparativos dos principais planos de saúde do mercado, a associação de defesa do consumidor oferece um serviço de agendamento de consultas online, com até 70% de desconto. O serviço inclui também um seguro internação.