Sem álcool: veja benefícios que apenas um mês sem a bebida pode trazer
Estudos indicam que mesmo um curto período de abstinência pode reduzir danos ao fígado
Campanhas como “Sober October”, “Dry January” e “Dry July” ganham destaque internacional ao incentivar a abstinência de álcool por um mês, trazendo mudanças benéficas para a saúde.
Os benefícios variam de acordo com o padrão de consumo de cada um, podendo resultar em melhor controle da saúde ou alterações fisiológicas significativas.
Abster-se de álcool por um mês pode trazer alívio ao fígado, reduzir o risco de doenças cardiovasculares, câncer e promover a perda de peso. Estudos indicam que mesmo um curto período de abstinência pode reduzir danos ao fígado, equilibrar a glicose e melhorar o bem-estar mental.
A interrupção do consumo de álcool também impacta positivamente a qualidade do sono, a saúde da pele e o peso corporal. Além disso, a abstinência ajuda o cérebro a se recuperar, melhorando processos cognitivos, controle emocional e concentração.
Essas evidências destacam os benefícios de períodos de abstinência de álcool, que podem ser o início de mudanças duradouras para aqueles com padrões abusivos de consumo. As informações são do O Globo.