Teste da saliva: descoberta médica pode detectar doença grave
O teste foi criado através de um estudo feito pelos cientistas da Universidade Mount Royal, no Canadá
Um estudo feito pelos cientistas da Universidade Mount Royal, no Canadá, e publicado na revista científica Frontiers in Oral Health, relata que um teste da saliva, que analisa a saliva dos pacientes pode emitir alertas para uma doença cardiovascular.
Com esse teste simples, eles conseguiram identificar uma inflamação nas gengivas, que pode estar ligado a uma infecção na região denominada de periodontite.
De acordo com o jornal O Globo, foram 28 participantes jovens, sem histórico de comorbidades ou hábitos de fumo, que, após um jejum de seis horas, realizaram um enxágue bucal com uma solução salina que posteriormente foi a saliva foi levada para análise.
O objetivo era contar os níveis de glóbulos brancos e células de defesa existentes para saber se os índices eram mais altos que o normal. Segundo os cientistas, essas inflamações podem entrar na corrente sanguínea através das gengivas e prejudicar o sistema vascular.
Também foram solicitados eletrocardiogramas e a medição da pressão arterial e dilatação medida pela velocidade e fluxo da onda de pulso, que possibilitam saber se as artérias podem se dilatar e permitir um fluxo maior do sangue – que podem indicar um risco de doença cardiovascular.
Após os teste, foi identificado um nível alto de glóbulos brancos, que mostra uma piora da dilatação medida pelo fluxo. O pesquisador da Mount Royal e pesquisador no estudo, declara em um comunicado que “mesmo em adultos jovens e saudáveis, baixos níveis de carga inflamatória oral (já) podem ter um impacto na saúde cardiovascular, uma das principais causas de morte na América do Norte”.
Os pesquisadores acreditam que em um futuro próximo esse teste poderá ser incluso em um check-up anual do paciente e que esses testes mostram a importância de se manter uma boa limpeza bucal.