Como escolher a melhor cafeteira do mercado?

Como escolher a melhor cafeteira do mercado?

Alguns critérios precisam ser levados em conta na hora de escolher a melhor cafeteira para você. Saiba como escolher o melhor modelo para suas necessidades.

O café é um produto que faz tão parte da cultura do Brasil que, no ranking das bebidas mais consumidas pelos brasileiros, ele só perde para a água. No contexto mundial, vale dizer que o Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo. Diante de toda essa paixão pelo café, seria natural buscar formas mais práticas de preparar o produto e também maneiras de diversificar os sabores e os tipos. E foi para isso que a cafeteira expressa foi criada.

Outro fato relevante sobre o café no Brasil é que, diferentemente de outros tipos de produto, o preço não é o principal fator que o consumidor leva em conta na hora de comprar. Na verdade, sabor e qualidade vêm antes nessa lista, de acordo com o que mostrou uma pesquisa realizada pela Opinion Box. E isso explica bastante o interesse do consumidor brasileiro em saber como escolher a melhor cafeteira.

Problemas com uma empresa? A PROTESTE pode te ajudar. Envie aqui sua reclamação!

Neste artigo, vamos compartilhar diversas informações que vão ajudar na hora de escolher uma cafeteira para chamar de sua. Ao continuar a leitura, você também terá a oportunidade de aprender como usar uma cafeteira expressa, como higienizar o eletrodoméstico e o que fazer com as cápsulas de café. Já adiantamos: jogar no lixo comum não é o melhor caminho.

Boa leitura! Ao fim deste artigo, tomar café todo dia vai se tornar um hábito ainda mais prazeroso.

O que é cafeteira expressa?

Cafeteira expressa é um eletrodoméstico por meio do qual é possível fazer café a partir da coagem por pressão mecânica ou vapor. A diferença deste tipo de equipamento para as tradicionais cafeteiras elétricas é que, por meio dele, é possível fazer café usando grãos ou sachês ou cápsulas.

Esse tipo de cafeteira vem ganhando espaço no mercado por diversos motivos, entre eles a praticidade, a variedade no sabor do café e a possibilidade de fazer porções individuais — o que permite que, seja em casa ou no escritório, você beba um café sempre quentinho. São essas características, inclusive, que definem o modelo da cafeteira. Vale dizer que existem diversas opções no mercado e que, para escolher qual é o melhor para você, é preciso levar em conta qual é a sua intenção com o uso do produto.

Dica: Saiba qual é a melhor fritadeira elétrica do mercado

Como usar uma cafeteira expressa?

O funcionamento de uma cafeteira expressa vai variar conforme a marca e o modelo escolhido. O recomendado é que você consulte o manual de instruções do seu equipamento antes de fazer o primeiro uso dele. De maneira geral, o que podemos dizer é que, assim como em uma cafeteira tradicional, você vai precisar de dois ingredientes: água e café, seja ele em grão, em cápsula ou em sachê.

Em relação ao formato do café, não é você que escolhe, viu? Cada modelo do equipamento tem uma recomendação nesse sentido e esse, inclusive, é um fator que você precisa levar em conta na hora de escolher uma cafeteira expressa. Se você quer ter acesso a uma grande variedade de sabores, por exemplo, vale a pena investir em um modelo que utiliza cápsulas.

Outro fator importante é a voltagem do eletrodoméstico. Como se trata de um item elétrico, você precisa garantir que a tomada onde o aparelho será ligado é adequada para a cafeteira, de acordo com as instruções do fabricante.

Economize mais de 2.000 reais por ano. Clique agora!

Como escolher uma cafeteira expressa?

Com as informações sobre o que é e como usar uma cafeteira expressa em mãos, você já entendeu que quer um equipamento deste tipo, certo? Agora, é aprender como escolher o modelo do eletrodoméstico e desfrutar do prazer de tomar um café gostoso, preparado na hora.

Para fazer essa avaliação, você precisa levar em conta alguns critérios, entre eles o desempenho, o consumo de energia, a facilidade de uso e a versatilidade do aparelho. Pode até parecer complexo, mas a boa notícia é que, por meio de um teste comparativo, a PROTESTE já analisou esses fatores em diversos modelos disponíveis no mercado e trouxe as respostas que o consumidor precisa para escolher sua cafeteira.

O desempenho, por exemplo, está muito ligado ao tempo gasto para preparar o café e o teste mostrou que todos os aparelhos analisados prepararam a bebida em menos de dois minutos. No quesito versatilidade, a avaliação levou em conta itens contidos no eletrodoméstico que poderiam facilitar a vida do consumidor no dia a dia e quase todos os equipamentos analisados foram classificados como aceitáveis.

O painel de controle, o sistema de abertura e de fechamento da porta da área que insere as cápsulas ou o travamento e destravamento do filtro, a montagem e a facilidade de limpeza foram fatores analisados para decidir se os equipamentos são fáceis ou não de usar. No geral, os principais modelos disponíveis no mercado foram muito bem avaliados nesse sentido.

Desempenho, versatilidade e facilidade de uso, como dissemos, são apenas alguns quesitos que precisam ser levados em conta. Em resumo, o que queremos mostrar é que existem alguns critérios a serem analisados para escolher a melhor cafeteira expressa. É importante ter isso em mente: a melhor opção para você depende do uso que você vai dar a ela e nem sempre o que é bom para um, vai ser bom para você. Por isso, pesquise com base na sua necessidade.

Dica: Como escolher o melhor liquidificador para você?

Como higienizar uma cafeteira expressa?

Seja qual for o modelo de cafeteira expressa que você escolher, uma coisa é certa: limpeza regular é essencial para manter a qualidade do café preparado e aumentar a vida útil do eletrodoméstico. A higienização diária do equipamento garante o bom funcionamento da máquina e, logo, influencia diretamente na qualidade do café preparado. Por isso, consulte o manual e verifique as orientações do fabricante em relação à limpeza.

No geral, um pano úmido e sabão neutro são suficientes para fazer a limpeza diária da área externa do eletrodoméstico. Na parte interna, o recomendado é fazer o processo de descalcificação a cada dois meses ou após o preparo de 500 unidades de café. Esse processo é diferente em cada modelo e, por isso, é essencial buscar as informações no manual e usar apenas produtos recomendados pelos fabricantes.

Tire todas as suas dúvidas no Guia do Direito do Consumidor. Acesse aqui!

O que fazer com as cápsulas de café da cafeteira expressa?

Não há dúvidas de que as cafeteiras de cápsulas facilitam bastante a vida do consumidor, que buscam praticidade e agilidade diante de uma lista de tarefas cada vez mais cheia e um tempo cada vez mais curto para realizá-las. Mas, a possibilidade de fazer um café quentinho e saboroso em poucos minutos não pode comprometer o cuidado com o meio ambiente.

A decomposição do plástico e do alumínio, materiais que geralmente compõem as cápsulas, pode demorar até 400 anos, o que significa que um descarte adequado é mais do que necessário. Para preservar o meio ambiente, você tem algumas opções:

  • Devolver as cápsulas utilizadas ao fabricante;
  • Doar as cápsulas para organizações sem fins lucrativos que trabalham com reciclagem;
  • Descartar as cápsulas na coleta seletiva residual da sua região;
  • Reaproveitar as cápsulas, utilizando-as, por exemplo, para guardar clips e agulhas ou transformando-as em objetos de decoração — o Pinterest está cheio de referências nesse sentido, inclusive;
  • Optar por cápsulas reutilizáveis na hora das compras.

O mais importante é você ter em mente que não adianta tomar um café delicioso se o meio ambiente tem pagado o pato por isso. Atenção à sustentabilidade na hora de utilizar sua cafeteira expressa. Esse é um dever que temos como cidadãos!

Dica: Saiba como limpar os eletrodomésticos corretamente

Conheça também seus direitos como consumidor

Que a sustentabilidade é um dever de todos nós você já sabe. Mas, você já conhece também quais são os seus direitos como consumidor? É exatamente para te ajudar nessa missão que a PROTESTE existe, divulgando informações de qualidade e relevância por meio do nosso canal do Telegram e do aplicativo da PROTESTE.

A PROTESTE é uma organização sem fins lucrativos que visa apoiar os consumidores brasileiros em suas decisões de compra. A maior associação de consumidores da América Latina oferece diversos serviços, como os testes comparativos — como o realizado com os principais modelos de cafeteira expressa do mercado —, intervenção extrajudicial e o canal Reclame, para consumidores brasileiros registrarem reclamações e entrar em contato com empresas com as quais tiveram problemas.

Para ter acesso aos serviços da PROTESTE, basta se associar à associação, o que você pode fazer de forma prática e rápida, direto pelo computador ou celular. Clique aqui e se torne um associado PROTESTE agora mesmo!