Airfryer pode impedir a formação de acrilamida? Veja por que você precisa se preocupar

Airfryer pode impedir a formação de acrilamida? Veja por que você precisa se preocupar

Saiba como a fritadeira sem óleo pode ajudar a reduzir a formação de acrilamida em alimentos cozidos em altas temperaturas

A acrilamida é um composto químico produzido industrialmente e também presente em certos alimentos, formando-se durante o cozimento em altas temperaturas, acima de 120°C.

Essa substância surge da reação entre o aminoácido asparagina e açúcares como glicose e frutose, naturalmente presentes nos alimentos.

Essa formação de acrilamida é mais comum em alimentos fritos, assados ou tostados, como batatas fritas, pães e biscoitos. A exposição prolongada a altas temperaturas pode aumentar os níveis de acrilamida nos alimentos, o que levanta preocupações devido aos possíveis efeitos adversos à saúde.

Ao utilizar uma fritadeira sem óleo, como a airfryer, os alimentos são cozidos por meio de ar quente circulante, em vez de serem submersos em óleo quente.

Esse método de cocção reduz significativamente a formação de acrilamida, tornando-se uma opção mais saudável para evitar a exposição a esse composto químico.

Para ler a matéria completa, acesse o link.