Chá de alecrim ajuda no combate às dores de cabeça?

Chá de alecrim ajuda no combate às dores de cabeça?

Na medicina popular, há relatos do uso do chá de alecrim como analgésico leve

O chá de alecrim, conhecido por suas propriedades medicinais, é frequentemente utilizado para aliviar dores de cabeça e enxaquecas. Mas será que ele realmente funciona?

O alecrim contém flavonoides, terpenos e ácidos que atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes, combatendo os radicais livres e protegendo as células do corpo. Na medicina popular, há relatos do uso do chá de alecrim como analgésico leve para diversos tipos de dores, inclusive as de cabeça.

A Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos reconhece o uso do alecrim na medicina popular para tratar dores de cabeça e enxaquecas. Pesquisas identificaram propriedades neurofarmacológicas e neuroprotetoras, antimicrobianas e antioxidantes na planta.

O consumo excessivo do chá de alecrim pode causar náuseas, vômitos, tonturas e até mesmo dores de cabeça. Por ser um alimento condimentar, o ideal é consumi-lo em pequenas quantidades e dentro de uma alimentação saudável.

Pessoas que consomem medicamentos regularmente devem consultar um profissional antes de tomar chá de alecrim, pois os compostos da planta podem interagir com os medicamentos, reduzindo sua efetividade.

O chá de alecrim pode ser um aliado natural para aliviar dores de cabeça e enxaquecas, mas é importante consumi-lo com moderação e consultar um profissional em caso de dúvidas ou se você toma medicamentos regularmente. As informações são do O Globo.