Chá de hortelã: 6 doenças a bebida da planta pode “curar”
Suas folhas contêm uma variedade de compostos benéficos, incluindo óleos essenciais, antioxidantes e vitaminas
A hortelã é uma planta medicinal amplamente reconhecida por suas propriedades que tornam o chá de hortelã um aliado valioso para o bem-estar e o combate a sintomas de diversas doenças. Pertencente ao gênero Mentha, a hortelã tem mais de 25 espécies diferentes, sendo conhecida no Brasil como Mentha piperita ou menta spicata.
Suas folhas contêm uma variedade de compostos benéficos, incluindo óleos essenciais, antioxidantes e vitaminas, que oferecem inúmeros benefícios ao organismo. Veja alguns desses benefícios:
6 benefícios do chá de hortelã para a saúde:
Respiração livre: O ácido ascórbico, mentol e tinol da hortelã promovem ação expectorante e descongestionante, desobstruindo suas vias aéreas e proporcionando alívio imediato.
Calma e relaxamento: Ela aumenta o fluxo sanguíneo, acalma a mente e o corpo, dando uma sensação de bem-estar profunda.
Cólicas menstruais: As propriedades antiespasmódicas da hortelã aliviam as cólicas menstruais de forma natural e eficaz.
Foco e concentração: A combinação de vitaminas e minerais, como fósforo e cálcio, aumenta os níveis de energia e combate a fadiga mental, tornando-o ideal para estudantes e profissionais que precisam de um impulso extra.
Imunidade forte: A vitamina C presente na planta combate os radicais livres e protege o organismo de infecções, gripes e resfriados.
Adeus dores de cabeça: O chá de hortelã atua como um vasodilatador natural, aliviando dores de cabeça e enxaquecas. A melhora na circulação sanguínea diminui a pressão nos vasos sanguíneos e proporciona uma sensação de alívio imediato. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.