Chá pode ajudar no ciclo menstrual? Veja o que realmente funciona
Especialistas discutem o potencial de certos chás em influenciar o ciclo menstrual, destacando opções e precauções
Chás frequentemente são buscados como alternativas para regular o ciclo menstrual, mas a eficácia dessas infusões ainda carece de evidências científicas definitivas. Especialistas apontam que certas ervas, em concentrações elevadas, podem estimular contrações uterinas e influenciar o fluxo menstrual.
Algumas infusões são consideradas capazes de atenuar cólicas menstruais, regular o ciclo e estimular a circulação sanguínea, afetando as contrações uterinas e possivelmente os níveis de estrogênio, um hormônio-chave no ciclo menstrual.
Não há consenso sobre a maneira ideal de consumir esses chás, mas sugere-se ingeri-los entre as refeições principais para minimizar interferências na absorção de nutrientes.
Chás como gengibre, canela, folha de framboesa e hibisco são frequentemente associados ao impacto na menstruação, embora evidências científicas sólidas sejam limitadas em alguns casos.
Pessoas com suspeita de gravidez devem evitar certos chás devido à possibilidade de efeitos adversos, especialmente aqueles contendo cafeína, como chá preto, mate e verde, e ervas como hibisco, boldo, arruda, cavalinha, canela, hortelã e romã. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.