Colorir pelos dos pets é seguro? Veterinária responde

Colorir pelos dos pets é seguro? Veterinária responde

Pintar pelos do animal pode alterar sua estética

Pintar os pelos dos pets tem se tornado uma prática comum entre tutores mesmo com as críticas de que o material usado pode fazer mal à saúde dos animais.

Há quem diga que se usar a tinta certa e com responsabilidade não tem problema em colorir os pelos do animais. No entanto, a veterinária Ana Carolina Ibelli descorda e afirma que tal prática pode alterar a estética do animal.

“Não é uma coisa natural, o pelo do animal não foi feito para ser pintado, nem de cor fantasia (rosa, azul, roxo, etc), nem de cor nenhuma”, explicou ao portal IG. “Existem pessoas que têm cão branco e querem pintar o pelo dele preto, por exemplo, isso não deve ser feito”.

Assim como os humanos, os animais podem ter alergias. “Não é indicado porque ainda não temos tintas consideradas seguras, e apesar de termos alguns fabricantes que são do meio pet, podemos ter reações adversas como nos humanos”, destacou.

Ana Carolina alertou que é preciso levar em conta além da questão estética, o bem estar do pet. “Então não tem necessidade de pintar o pelo , a unha, nada disso”, disse. “O risco desses procedimentos em animais é muito maior. Vamos pensar na vida do animal como uma vida mesmo, não como objeto “, completou.