Dormir Bem

Uma boa noite de sono não é apenas revigorante. É essencial para a saúde. Descubra aqui como dormir bem e aproveitar os benefícios de uma vida disposta e saudável.

Aproveite o nosso teste de 100 noites e experimente!
Como comprar um colchão on-line com segurança?

Como comprar um colchão on-line com segurança?

A compra de diversos produtos e serviços por meio da internet se popularizou entre os brasileiros, especialmente durante a quarentena; mas, no caso de um colchão, como adquirir on-line?

Durante a pandemia, as compras em e-commerces de eletrônicos, produtos de farmácia ou de supermercado, brinquedos e até itens de vestuário passaram a integrar a rotina da maior parte dos brasileiros. 

No entanto, a compra on-line de determinados produtos ainda gera dúvidas aos consumidores. É o caso dos colchões, por exemplo. É seguro comprar pela internet, sem experimentar o produto na loja? Como identificar se o modelo é adequado às suas necessidades

Para ajudar os consumidores a escolherem com segurança, elencamos os principais cuidados para comprar um colchão on-line, confira!

Escolha o tamanho correto

Além de ser confortável, o colchão precisa ser selecionado de acordo com o ambiente. Por exemplo, se o quarto é muito pequeno, não vale a pena escolher um modelo king size. Quem já tem a cama também precisa ter esse cuidado, caso não deseje substituí-la também. 

Importante destacar que existem medidas diferentes, que nem sempre são padronizadas. Confira as mais comuns:

  • colchão de berço: 60 cm ×130 cm;
  • colchão de solteiro: 88 cm × 188 cm;
  • casal: 138 cm × 188 cm;
  • Queen Size: 158 cm × 198 cm;
  • King Size: 193 cm × 203 cm.

Mas, além destas dimensões, existem ainda tamanhos variáveis, como o de berço americano (70 cm x 130 cm), solteiro king size (96 cm x 203 cm), os chamados colchões viúva (128 cm x 188 cm) ou mesmo o super king size (200 cm x 200 cm). Assim, é essencial checar com cuidado o espaço do quarto, da cama e até de sua roupa de cama, para evitar surpresas quando o produto for entregue!

Confira a densidade do colchão

A densidade de um colchão se refere à quantidade de espuma por metro cúbico. Ou seja, para um colchão de densidade 33, são necessários 33 quilos de matéria-prima para fazer 1 metro cúbico deste material.

É importante que o colchão tenha densidade adequada à pessoa que irá utilizá-lo – por esse motivo existe, inclusive, uma tabela de biotipos desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos do Repouso (Iner), que mostra como escolher, de acordo com a altura e peso do usuário.

Vale destacar, ainda, que é importante observar que, tanto o colchão de espuma, quanto o de mola, têm que ter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Metrologia (Inmetro), que certifica colchão de espuma desde de 2012 e o de mola desde 2016.. 

Entenda o material utilizado na fabricação do colchão

Existem materiais distintos utilizados no preenchimento e revestimento do colchão. No interior, os materiais normalmente usados são espuma ou molas:

  • espuma látex, que tem boa durabilidade, mas não é tão macia;
  • viscoelástico, um material que se adapta ao corpo e, por isso, é considerado mais confortável, embora seja mais quente que a espuma látex;
  • espuma aglomerada, que é um material de baixa qualidade e durabilidade;
  • molas, que geralmente não são indicadas para colchões de casal, pois elas se movimentam conforme o peso e podem se tornar desconfortáveis para uma das pessoas. A exceção são as molas ensacadas, que não se deslocam com facilidade.

O revestimento do colchão pode ser em fibra, malha ou sintético, sendo este último o mais adequado para pessoas alérgicas, pois não absorve poeira ou microorganismos. Independentemente do revestimento, uma boa alternativa é investir em uma capa de colchão, que além de protegê-lo, também aumenta o conforto térmico. 

Verifique a garantia, especialmente ao comprar um colchão on-line

Quanto maior a garantia, maior a confiança que o fabricante tem em seu produto. Isso é especialmente importante em uma compra on-line. Afinal, ao ter certeza de que o colchão poderá ser devolvido ou substituído caso não agrade ou perca suas características originais após pouco tempo de uso, o consumidor tende a se sentir mais seguro com o investimento.

“Vale destacar que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é possível exercer o direito de arrependimento nas compras on-line, ou seja, desistir da compra, obtendo reembolso total, em até sete dias do recebimento do produto”, ressalta Laila Vilela, coordenadora do centro de competências de Produtos e Serviços da PROTESTE. “Além disso, alguns fabricantes de colchão permitem testes de até 100 dias para ver se o consumidor se adapta ao produto e fica satisfeito. Assim, se houver qualquer problema ao comprar o colchão on-line, o produto pode ser devolvido e o cliente será ressarcido”, completa. 

Gostou das dicas? Então, continue sua visita em nossa página e descubra como noites mal dormidas podem causar sérios danos à sua saúde.

Experimente o colchão Emma por 100 noites. Uma experiência de sono sem preocupações. FAÇA O TESTE arrow_right_alt