Como escolher o melhor azeite no mercado?

Como escolher o melhor azeite no mercado?

Acidez do azeite não é o único fator a ser considerado, pois as variedades de azeitonas também influenciam no sabor e na intensidade

O azeite, extraído da azeitona, é um óleo vegetal que oferece uma série de benefícios à saúde, incluindo a redução do mau colesterol e o controle dos níveis de açúcar e gordura no sangue.

Para auxiliar nessa escolha, existe o sommelier de azeite, um profissional especializado em selecionar os melhores produtos com base em análises sensoriais, como olfato e paladar.

Paulo Freitas, sommelier de azeite, destaca a importância de avaliar a embalagem ao escolher o azeite no mercado. Além disso, desmistifica algumas ideias comuns sobre o produto.

Embora muitas pessoas pensem que não se deve aquecer o azeite, Paulo esclarece que ele pode ser usado para frituras sem prejudicar a saúde. Outra questão é a preferência pelo azeite extravirgem, que realmente é a melhor opção devido aos seus antioxidantes e gorduras benéficas para o coração.

A acidez do azeite não é o único fator a ser considerado, pois as variedades de azeitonas também influenciam no sabor e na intensidade do produto. Por fim, é importante desfazer o mito de que o azeite traz benefícios específicos, como crescimento capilar ou redução da barriga.

Paulo destaca que o consumo excessivo de azeite pode contribuir para o ganho de peso, e que seus benefícios são proporcionais a qualquer tipo de óleo ou gordura. Essas informações ajudam os consumidores a fazerem escolhas mais conscientes na hora de adquirir o azeite ideal para suas necessidades culinárias e de saúde. As informações são do portal Receitas do Globo.com 

A pesquisa da PROTESTE sobre azeites é uma análise abrangente que avalia a qualidade, autenticidade e frescor dos produtos disponíveis no mercado.

Através de testes laboratoriais rigorosos, a PROTESTE oferece aos consumidores informações confiáveis sobre os diferentes tipos de azeite, ajudando-os a fazer escolhas conscientes e seguras. Para ver os resultados, acesse o link