Como o sono pode auxiliar no crescimento das crianças?

Como o sono pode auxiliar no crescimento das crianças?

É durante o período de descanso que ocorre a liberação de hormônios responsáveis pelo crescimento

O sono desempenha um papel fundamental no crescimento infantil, uma vez que é durante o período de descanso que ocorre o processamento de experiências diárias, a liberação de hormônios responsáveis pelo crescimento, além de contribuir para o desenvolvimento e maturação do sistema nervoso central, promovendo o aprendizado.

Os hormônios desempenham um papel vital enquanto as crianças dormem, com destaque para o hormônio do crescimento (GH), produzido pela glândula hipófise no cérebro, sendo liberado predominantemente durante o sono profundo. O GH estimula diversos órgãos e tecidos a promover o crescimento corporal. Portanto, a qualidade do sono é essencial para otimizar o crescimento somático.

De acordo com a pediatra do HC-UFPE (Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco), Bárbara Barros de Figueiredo, para o portal Viva Bem, do UOL, “em apenas um ano, o peso é triplicado e aumenta-se 50% do tamanho”. 

Para garantir um sono saudável, é importante seguir orientações específicas para cada faixa etária das crianças. Estabelecer um ritual diário que inclua atividades relaxantes, criar um ambiente agradável para o sono, evitar fatores perturbadores, vestir roupas confortáveis e limitar o uso de telas antes de dormir são medidas recomendadas. 

Além disso, é aconselhável evitar alimentos com cafeína e atividades que usam muita energia antes de dormir para garantir um sono de qualidade e, consequentemente, um crescimento adequado.