Cuidados para fazer uma cirurgia plástica segura

Cuidados para fazer uma cirurgia plástica segura

Tomar a decisão de fazer uma cirurgia plástica requer diversos cuidados; veja quais passos seguir

Recentemente, alguns casos graves com cirurgia plástica feitas por pessoas sem a devida qualificação ganharam a mídia. O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Alexandre Meira deu algumas importantes informações para quem deseja fazer uma cirurgia de forma segura.

O primeiro passo é procurar um profissional qualificado. É preciso que seja um médico especializado em cirurgia plástica. Para se informar se o profissional é realmente capacitado, basta pesquisar nos sites Conselho Regional de Medicina ou da própria Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Agende uma consulta por meio da parceria firmada pela PROTESTE.

Ao longo das consultas, o cirurgião plástico deve preparar o paciente física e mentalmente. Uma cirurgia plástica envolve expectativa. É obrigação do profissional falar dos riscos envolvidos.

Atualmente, com as redes sociais, alguns profissionais mostram o pré e pós-operatório com resultados agradáveis. Tenha atenção. O cirurgião plástico não pode prometer que será 100% satisfatório. Uma cirurgia plástica depende de vários fatores. Depende da excelência do tratamento médico e do ambiente adequado que a operação vai ser realizada. Também depende da genética, do corpo e do biotipo do paciente. E, além disso, depende dos cuidados que o paciente terá após a cirurgia.

Mulher antes e depois de cirurgia plástica

O pós-operatório

O pós-operatório é longo e precisa de paciência. Pode se arrastar por 12 a 18 meses. Esse é o período que o médico deve observar a cicatrização da pele.

Esse acompanhamento do cirurgião é essencial. O paciente deve seguir as orientações prescritas. Cada caso vai exigir alguns procedimentos. Portanto, não adianta seguir as dicas das redes sociais.

Não é necessário repouso absoluto. O paciente precisa se movimentar e estar ativo. Ficar acamado pode trazer alguns problemas como a trombose. Os cuidados são sempre os recomendados pelo médico. Por exemplo: em caso de cirurgia nas mamas, a orientação é que a paciente não mexa muitos os braços.

Clique aqui para ler esta matéria: Por que mais de 35% descobrem câncer de mama já avançado

Além disso, é fundamental que qualquer fato novo seja comunicado o médico. O paciente deve retornar ao consultório e fazer uma nova avaliação pessoalmente.

A PROTESTE luta para que os brasileiros tenham acesso à saúde de qualidade no Brasil. A associação de defesa do consumidor tem uma parceria para oferecer uma plataforma online com acesso a diversos serviços de saúde, com descontos de até 70%. A parceria inclui consultas, exames e até mesmo um seguro internação.