Outubro rosa: INCA alerta para aumento nos casos de câncer de mama

Outubro rosa: INCA alerta para aumento nos casos de câncer de mama

O propósito central da campanha do Outubro Rosa, conduzida pelo INCA, é reduzir a incidência do câncer de mama

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), um órgão amplamente respeitado no Brasil no combate ao câncer, lidera anualmente a campanha do Outubro Rosa em território nacional. Para o ano de 2023, as estimativas do Instituto apontam que o Brasil enfrentará cerca de 73.610 mil casos de câncer de mama e, diante desse cenário desafiador, o INCA concentra seus esforços e dedica todo o mês de outubro a disseminar informações essenciais sobre a relevância da prevenção, detecção precoce e tratamento adequado dessa enfermidade.

O propósito central da campanha do Outubro Rosa, conduzida pelo INCA, é reduzir a incidência do câncer de mama, um dos mais comuns entre as mulheres. Isso é feito por meio da promoção do conhecimento sobre a doença, incentivando a prática do autoexame e a busca por diagnóstico médico. 

A conscientização é a chave para a detecção precoce, um fator crítico para aumentar as chances de cura.

Com a realização de ações, palestras e eventos, o Instituto e suas instituições parceiras conseguem atingir um grande contingente de mulheres, compartilhando informações vitais sobre o câncer de mama. Além disso, proporcionam orientações sobre onde encontrar apoio e tratamento no território brasileiro, fortalecendo assim a rede de apoio e assistência disponível para aquelas que enfrentam essa doença desafiadora.

Essa união de esforços visa não apenas conscientizar, mas também oferecer o suporte necessário para lidar com a jornada do tratamento do câncer de mama no Brasil.

Para saber mais sobre o assunto, a PROTESTE preparou uma reportagem especial elaborada pela jornalista Mylla Moura, acesse o texto neste link.