Outubro rosa: o que é e qual a sua importância?

Outubro rosa: o que é e qual a sua importância?

Originado nos Estados Unidos, esse mês é reconhecido como uma das mais importantes campanhas de conscientização no mundo

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização dedicada à saúde das mulheres, realizada anualmente durante o mês de outubro. Essa iniciativa de alcance global tem como principal objetivo informar e sensibilizar a sociedade sobre questões relacionadas ao câncer de mama, visando ampliar o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, com o intuito de reduzir as taxas de mortalidade.

A abrangência da conscientização engloba desde a prevenção dos cânceres de mama e colo do útero até o apoio e orientação para mulheres que enfrentam essas enfermidades. O Outubro Rosa, originado nos Estados Unidos na década de 90, é amplamente reconhecido como uma das mais importantes campanhas de conscientização no mundo. 

A detecção precoce é crucial, uma vez que as chances de cura são significativamente maiores quando o câncer é identificado nos estágios iniciais. Portanto, a prevenção e o diagnóstico precoce representam aliados fundamentais na batalha contra diversos tipos de câncer, incluindo o de mama e de colo do útero. 

No entanto, devido à falta de informação ou ao medo, muitas pessoas evitam buscar informações e, como resultado, atrasam o diagnóstico. Mais de 35% das mulheres acabam descobrindo o câncer de mama já em estágios avançados

Durante a campanha de conscientização da saúde da mulher, uma série de atividades são realizadas ao longo do mês. Essas ações visam incentivar a realização de exames preventivos, proporcionar informações sobre os sinais e sintomas das doenças mais comuns que afetam as mulheres e promover a luta contra o câncer de mama e de colo do útero.

A PROTESTE preparou uma reportagem completa sobre o assunto, leia o texto da jornalista Mylla Moura neste link.