Em comemoração ao Dia Mundial da Bicicleta, celebrado nesta terça-feira (3), o Ministério das Cidades lançou oficialmente o Prêmio Bicicleta Brasil. A premiação homenageia pessoas, instituições e projetos que ajudam a transformar a realidade urbana por meio do uso consciente e criativo da bicicleta. É a primeira edição do prêmio, alinhado à agenda da ONU e à promoção da mobilidade sustentável no Brasil.
Iniciativas que inspiram um novo modelo de cidade
O prêmio tem como objetivo valorizar boas práticas, estimular inovações e reconhecer soluções que colocam a bicicleta como protagonista no dia a dia das cidades. Concorreram iniciativas de todo o país, abrangendo desde pesquisas acadêmicas e ações artísticas até projetos urbanos e programas públicos. A ideia é fortalecer a cultura cicloviária e mostrar que pedalar é um ato de transformação social.
A edição 2024 contou com seis categorias principais. Entre elas: Segurança Viária, Sistemas de Informação e Redes, Mobilização e Incidência Política e Fomento à Cultura da Bicicleta.
Outras duas categorias especiais, sem premiação em dinheiro, valorizaram ações do setor público, privado e da educação: Urbanização e Planejamento e Incentivo ao Uso da Bicicleta.
Conheça os grandes vencedores
Os vencedores vieram de todas as regiões do país. São Paulo brilhou com o projeto “Mobilidade em Transformação”, focado em segurança viária. Brasília teve destaque duplo com o “CicloMapa” e o “Observatório da Bicicleta”. No Pará, “Perifa na Pista”, de Ananindeua, venceu em mobilização política. Já o Rio de Janeiro conquistou a categoria de cultura com o “Perfil do Ciclista Brasileiro”.
Fortaleza apareceu com o projeto urbano “Pedala Mais”, e Campina Grande do Sul levou o prêmio por incentivo institucional com “Ciclomobilidade: Pedalando para o Futuro”. As informações são do GOV.
Já reparou?
A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.
Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.