Como a qualidade do sono influencia sua saúde geral?

Como a qualidade do sono influencia sua saúde geral?

Considerado um pilar essencial para a saúde, ao lado de atividade física e alimentação, o sono não deve ser negligenciado

Um sono de qualidade desempenha papel crucial no bem-estar, influenciando o humor, vida social, sistemas imunológico e cardiovascular, trabalho e relacionamentos. Considerado um pilar essencial para a saúde, ao lado de atividade física e alimentação, o sono não deve ser negligenciado.

Monica Andersen, diretora do Instituto do Sono e professora da Unifesp, compara o corpo a uma máquina, onde o sono é o principal promotor do equilíbrio interno. 

De acordo com o G1, distúrbios cardiometabólicos, problemas neurológicos, distúrbios psiquiátricos, e até questões sexuais estão entre os impactos de um sono insuficiente.

A neurologista Dalva Poyares destaca a importância do sono para a saúde geral, mencionando a melhora da imunidade, raciocínio e saúde cardiovascular. Poyares é coautora de um artigo na revista The Lancet sobre a necessidade de promover a saúde do sono nas agendas de saúde pública em todo o mundo.

As especialistas alertam que os prejuízos são sentidos em longo prazo quando o sono é consistentemente privado. Embora o ideal seja dormir entre 7 e 9 horas, não há um número mágico, pois a necessidade varia com a idade e entre indivíduos. Sandra Doria, otorrinolaringologista e pesquisadora do Instituto do Sono, destaca a importância de uma média adequada para cada faixa etária.