Veja 4 benefícios do azeite para a sua saúde

Veja 4 benefícios do azeite para a sua saúde

Além de ser utilizado na culinária, o azeite de oliva também pode ser encontrado em produtos cosméticos

O azeite de oliva extra virgem é uma pedra angular da dieta mediterrânea, uma alimentação conhecida por sua associação com a longevidade e a saúde. Extraído das azeitonas da oliveira, o azeite tem sua maior produção na Espanha, especialmente na região da Andaluzia, embora também seja produzido em países como Itália, Turquia, Austrália e até mesmo no Brasil, ainda que em menor escala.

Além de ser utilizado na culinária, o azeite de oliva também pode ser encontrado em produtos cosméticos, de higiene pessoal e farmacêuticos, mas seus maiores benefícios à saúde são percebidos quando consumidos de forma adequada.

Benefícios do azeite: 

Prevenção de doenças: O azeite de oliva é rico em substâncias anti-inflamatórias, o que pode reduzir o risco de câncer e doenças inflamatórias crônicas, de acordo com estudos.

Saúde cardiovascular: Estudos indicam que o azeite de oliva tem propriedades antioxidantes que protegem o coração contra danos causados pelos radicais livres, reduzindo o risco de doenças cardíacas.

Controle do colesterol: O consumo de azeite de oliva pode ajudar a controlar os níveis de colesterol, diminuindo a quantidade de LDL, conhecido como colesterol ruim, no organismo.

Redução da inflamação: A presença de vitamina E e outras substâncias anti-inflamatórias no azeite de oliva contribui para diminuir a inflamação no organismo, promovendo a saúde geral. As informações são da National Geographic. 

Recentemente, a PROTESTE realizou uma pesquisa abrangente sobre a qualidade dos azeites disponíveis no mercado, visando oferecer aos consumidores informações precisas e confiáveis sobre as opções disponíveis. Para ver os resultados obtidos, acesse o link