Você ‘treme’ muito as pernas? Entenda possível razão

Você ‘treme’ muito as pernas? Entenda possível razão

Aliviar o estresse, ansiedade, nervosismo, preocupação, inquietação e SPI estão entre as razões

Balançar as pernas é um comportamento adotado muitas vezes como maneira de aliviar o estresse ou ansiedade. Tal movimento pode ser feito de forma inconsciente em resposta a situações de nervosismo, preocupação ou inquietação. Porém, a inquietação, algumas vezes é confundida com a síndrome das pernas inquietas, ou SPI.

De acordo com a médica Andréa Bacelar, da ABS (Associação Brasileira do Sono), essa confusão é comum. “Mas na SPI, a sensação é diferente. Não se trata de movimentos de tremor ou agitação rápida das pernas, mas sim da urgência por movimentos que aliviem a sensação de inquietude nas pernas, que geralmente piora durante o repouso e melhora com a caminhada”, afirmou para a UOL.

A SPI, é um distúrbio sensitivo-motor comum que afeta predominantemente as pernas, mas em casos graves pode afetar também os membros superiores. Que atinge cerca de 5% da população mundial, segundo artigo da Dra. Nayara dos Santos Reimer.

Quem sofre com a síndrome costuma ter sua qualidade de vida bastante afetada, já que os sintomas geralmente aparecem justamente quando a pessoa está em momento de descanso. O diagnóstico é realizado por um neurologista, após uma avaliação clínica, que inclui uma entrevista detalhada e exame físico.

A SPI tem tratamento variado conforme cada caso. “Quando a síndrome das pernas inquietas está associada à deficiência de ferro ou vitamina B12, o tratamento envolve a reposição desses nutrientes. Em pessoas com Parkinson, o tratamento pode incluir medicamentos específicos para a doença, como a levodopa”, afirma Pedro Melo Barbosa, neurologista da Saúde Digital do Grupo Fleury em reportagem da UOL.

Referente à prevenção, não existem medidas específicas para evitar a síndrome das pernas inquietas, porém manter um estilo de vida saudável, pode ajudar a prevenir doenças que podem levar a movimentos involuntários.