Zinco ajuda a combater o resfriado comum?
Estudos mostram que o zinco pode reduzir a duração e a gravidade dos sintomas do resfriado
Diversos estudos indicam que o zinco pode ser eficaz no combate aos resfriados comuns. Quando ingerido no início dos sintomas, o zinco, em pastilhas ou xaropes, pode reduzir a duração e a gravidade dos resfriados. Isso ocorre por meio de vários mecanismos, como a inibição da multiplicação dos vírus, a redução da inflamação e o fortalecimento do sistema imunológico.
A atuação do zinco envolve bloquear a entrada dos vírus nas células, criando uma barreira na mucosa nasal. Além disso, o zinco pode inibir a multiplicação viral dentro das células e fortalecer o sistema imunológico, ajudando o organismo a combater a infecção de maneira mais eficaz.
Os benefícios do zinco no tratamento do resfriado incluem a redução da duração dos sintomas e a diminuição da gravidade de manifestações como coriza, dor de garganta e tosse.
No entanto, há limitações e efeitos colaterais no uso do zinco para tratar resfriados. Diferentes estudos utilizaram variadas dosagens e formas de administração, dificultando a definição de uma dose padrão eficaz. Além disso, o zinco pode causar efeitos colaterais como gosto metálico na boca, náuseas e vômitos.
Mais pesquisas são necessárias para determinar a dose ideal, a forma de administração e a duração do tratamento com zinco para o resfriado comum. As informações são da BBC.