A alcachofra regula a pressão? Descubra a resposta

A alcachofra regula a pressão? Descubra a resposta

Esta planta exótica, com formato de flor, oferece partes comestíveis carregadas de substâncias benéficas

A alcachofra, introduzida no Brasil por imigrantes italianos, é uma planta nativa da região mediterrânea com propriedades notáveis para a saúde. Seu consumo regular, rico em potássio, mineral que age em oposição ao sódio, contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial. Além disso, seus poderes antioxidantes combatem o estresse oxidativo, relacionado a condições como a hipertensão arterial.

Esta planta exótica, com formato de flor, oferece partes comestíveis carregadas de substâncias benéficas, como polifenóis, inulina, fibras e diversos minerais. Composta por 86,5% de água em uma porção de 100g, a alcachofra ainda fornece proteínas, carboidratos, cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio, além das vitaminas A, C e B2, sendo um alimento de baixo valor calórico, com aproximadamente 60 calorias em uma unidade cozida.

A alcachofra oferece diversas opções de consumo, desde a forma cozida, que melhora a absorção de compostos bioativos, até extratos, folhas, infusões e chás. A dose diária recomendada varia, sendo 6 mg para a forma in natura e 500 mg para o extrato seco. A preparação do chá requer 30 g por litro, infundido por 15 minutos antes das refeições.

Ela também pode ser desfrutada cozida no vapor, grelhada, assada, recheada, empanada, em saladas, canapés, risotos, massas ou como acompanhamento de carnes. Na hora da compra, opte por alcachofras de folhas abertas, cor viva e evite aquelas com talos murchos ou áreas machucadas.

A alcachofra, apesar de incomum, é até mesmo utilizada em sobremesas em algumas partes do mundo. Sua versatilidade na cozinha se une aos seus benefícios nutricionais, proporcionando uma experiência saborosa e saudável. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.