Câncer de mama: onde realizar consultas e exames preventivos?

Câncer de mama: onde realizar consultas e exames preventivos?

Somente em 2020, foram realizadas 4.239.253 mamografias em mulheres pelo SUS

Muitas mulheres têm dúvidas sobre onde obter informações e agendar consultas para exames e orientações médicas relacionadas ao câncer de mama. Por isso, veja algumas opções que podem ajudá-la a explorar alternativas e escolher a que melhor se adapta às suas necessidades e escolhas. Confira:

O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece a possibilidade de realizar exames, marcar consultas e receber tratamento para o câncer, quando diagnosticado, sem custos. De acordo com dados do próprio SUS, somente em 2020, foram realizadas 4.239.253 mamografias em mulheres por meio desse sistema de saúde. 

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, mulheres com 40 anos ou mais devem buscar um ambulatório, centro de saúde ou posto de saúde para realizar um exame de mama anualmente. Além disso, a partir dos 50 anos, é recomendado fazer uma mamografia a cada dois anos. Importante destacar que não é necessário apresentar sintomas para ter direito a consultas e exames, uma vez que esses procedimentos são de caráter preventivo.

Embora as clínicas particulares sejam uma opção acessível apenas a uma parcela da população, é importante ressaltar que buscar um mastologista ou ginecologista que aceite o seu plano de saúde é uma alternativa válida na investigação da doença. Certifique-se de escolher um profissional qualificado para realizar o pré-diagnóstico. Além disso, fique atenta: muitas clínicas oferecem descontos especiais durante o Outubro Rosa!

Nos últimos anos, as clínicas populares têm se tornado uma adição significativa ao sistema de saúde no Brasil. Elas oferecem preços mais acessíveis e agilidade na marcação de consultas e exames laboratoriais. Disponíveis em várias regiões do país, essas clínicas oferecem uma ampla gama de serviços médicos, com variação de preços de acordo com a especialidade.

Para ler a matéria completa que a PROTESTE preparou sobre o tema, acesse este link