Comer cenoura em excesso faz mal? Descubra
Veja também se comer muito do vegetal deixa partes do corpo laranja
Tradicional nas cozinhas brasileiras, a cenoura ganhou espaço na gastronomia e na vida das pessoas por seu sabor e inúmeros benefícios para a saúde. O vegetal é rico em nutrientes, fibras e minerais e ajuda ativamente no funcionamento saudável do organismo.
Entretanto, uma dúvida que persiste é se ela pode fazer mal ao ser ingerida em excesso. Veja se há contraindicações:
Consumir cenoura em excesso faz mal?
A cenoura não tem nenhuma restrição. No entanto, seu consumo em excesso pode trazer muito betacaroteno para o sangue e deixar a pele amarelada ou alaranjada. As palmas das mãos e as plantas dos pés são os principais alvos desta pigmentação.
Benefícios da cenoura
Caso você tenha um consumo recomendado de três a quatro porções diárias, a cenoura poderá ajudar. Por conta de sua rica quantidade de vitamina A, o vegetal atua no fortalecimento do sistema imunológico e da pele, além de promover uma ótima saúde ocular.
E não para por aí! Ela também tem uma ótima quantidade de fibras que colaboram com o funcionamento saudável do intestino e promovem a saciedade, contribuindo para o controle do peso.
Como usar?
A cenoura é um alimento coringa que pode ser usado como ingrediente de receitas ou como prato principal sem perder seu sabor. Por ser de fácil harmonização com outras iguarias, ele pode ser usado para fazer sucos, bolos, quiches, panquecas, cremes e até mesmo saladas.
Para te ajudar a introduzir a cenoura no cardápio, confira esta receita refrescante de suco de laranja, cenoura e couve que irá ajudar sua visão:
Suco de laranja, cenoura e couve
- 2 laranjas
- 3 folhas de couve
- 1 cenoura bem lavada
Modo de preparo
- Comece descascando as laranjas e cortando-as em pedaços.
- Corte a cenoura em rodelas.
- Coloque as laranjas, as folhas de couve e a cenoura no liquidificador.
- Adicione água para ajudar na mistura.
- Bata até obter uma consistência homogênea.
- Coe a bebida, caso deseje um suco mais suave.
- Sirva gelado e bom apetite!
As informações são do site MinhaVida.