Comer morango te deixa mais inteligente? Veja resultado de estudo

Comer morango te deixa mais inteligente? Veja resultado de estudo

Essa pesquisa se soma a estudos anteriores, como o realizado pela Universidade Rush, de Chicago (EUA)

Um estudo da Universidade Estadual de San Diego (EUA) revelou novos benefícios do consumo de morangos, além das vitaminas, minerais e fibras que oferecem. A pesquisa envolveu 35 pessoas, entre 66 e 78 anos, divididas em dois grupos, onde um grupo consumiu 26 gramas de morango liofilizado, equivalente a dois morangos frescos, enquanto o outro recebeu um pó placebo.

Durante 8 semanas, os pesquisadores observaram que o grupo que consumiu morangos teve um aumento de 5,2% na velocidade de processamento cognitivo.

Além disso, a pressão arterial sistólica diminuiu em 3,6% e a capacidade antioxidante total aumentou em 10,2%. Esses resultados indicam impactos positivos na cognição e na saúde cardiovascular dos participantes.

Esse estudo também associou o consumo regular de morangos à melhora da cognição e à redução do risco de desenvolver doenças como o Alzheimer. Especialistas atribuem esses benefícios à presença de vitamina C, antocianidinas e flavonoides na composição dos morangos.

Os morangos, mesmo em forma liofilizada, mantêm suas propriedades nutricionais e antioxidantes. Esses achados reforçam a importância de incluir morangos na dieta, especialmente para pessoas idosas, como parte de uma abordagem geral de alimentação saudável. No entanto, mais estudos são necessários para entender completamente os mecanismos pelos quais os morangos beneficiam a saúde cognitiva e cardiovascular. As informações são do Globo Rural.