Morango tem efeito anti-inflamatório? Veja 5 benefícios da fruta

Morango tem efeito anti-inflamatório? Veja 5 benefícios da fruta

Pesquisas mostram que o consumo diário de morangos pode reduzir os níveis de LDL

O Brasil é o principal produtor de morangos na América do Sul e o oitavo maior do mundo, com uma produção de 197 mil toneladas em 2021, provenientes de cerca de 5 mil hectares colhidos, conforme dados da FAO.

Sua polpa vermelha e doçura característica são consideradas um falso fruto, ou pseudofruto, uma vez que na classificação botânica, as partes comestíveis do morango se originam no ovário da flor, enquanto as verdadeiras frutas são os pontos amarelos ou pretos ao redor da parte vermelha, não a polpa.

Benefícios do morango: 

Diminui os riscos de demência: Estudos realizados pela Universidade de Cincinnati indicam que o consumo regular de morangos está associado a uma redução mais lenta do declínio cognitivo ao longo do envelhecimento. O composto presente na fruta, a antocianina, combate os radicais livres no corpo, que são considerados fatores de risco para demência.

Efeitos anticancerígenos: Os morangos contêm uma combinação de polifenóis, como o ácido elágico e os elagitaninos, que parecem interromper o crescimento de células cancerígenas, conforme sugerem estudos científicos.

Benefícios para o coração: Pesquisas apresentadas no Simpósio dos Benefícios das Berries à Saúde mostraram que o consumo diário de morangos pode reduzir os níveis de LDL, conhecido como o ‘colesterol ruim’, e diminuir a resistência à insulina, promovendo uma melhora na saúde cardiovascular.

Proteção à pele: O National Library of Medicine dos Estados Unidos destaca os efeitos anti-inflamatórios dos morangos, que podem ajudar a prevenir danos à pele, especialmente quando combinados com substâncias como a coenzima Q10, protegendo a pele contra a radiação ultravioleta.

Auxilia em dietas pouco calóricas: O morango é uma opção popular em planos alimentares com poucas calorias, pois é composto principalmente de água e oferece um aperitivo saboroso e nutritivo. Sua doçura natural também pode ajudar a satisfazer desejos por doces durante dietas restritivas. As informações são do Globo Rural.