Como plantar berinjela? Veja benefícios do consumo
A berinjela é rica em fibras, o que auxilia na digestão e no controle da glicemia
Introduzida no continente europeu pelos árabes, a berinjela chegou ao Brasil no século XVI pelos portugueses. Depois do ano 2000, a hortaliça experimentou um impulsionamento das informações que a relacionavam ao tratamento de doenças.
O cultivo da berinjela é ideal em climas tropicais e subtropicais, com temperaturas entre 25°C e 35°C durante o dia e 20°C a 27°C à noite. A hortaliça não tolera excesso de chuva, frio ou geada durante a floração.
- Nordeste: Plantio durante todo o ano.
- Sul: Agosto a janeiro.
- Sudeste: Agosto a março.
- Norte: Abril a agosto.
- Centro-Oeste: Agosto a fevereiro.
O solo ideal para a berinjela é arenoso, argiloso, profundo, rico em matéria orgânica e com boa drenagem. As mudas podem ser produzidas em sementeiras, bandejas ou copos. É recomendado comprá-las em casas especializadas, atentando-se aos índices de germinação e prazo de validade.
As mudas com 4 a 5 folhas (cerca de 30 dias) devem ser transplantadas para o solo, com espaçamento de 0,80 a 1,20 metro entre as plantas. A rega deve ser feita com cuidado para evitar encharcamento. A berinjela pode atingir mais de 1 metro de altura e possui flores roxas.
Os frutos ovais e alongados da berinjela, com toque macio e 50% de ar, são ricos em proteína, cálcio, ferro, fósforo, sais minerais e vitaminas. Um pé pode produzir até 15 berinjelas, colhidas 90 dias após o plantio, pela manhã ou no fim da tarde.
A variedade mais comum em feiras e mercados apresenta formato alongado e cor roxa na casca. No entanto, existem berinjelas menores, mais finas e até verdes. A colheita requer cuidado, pois os frutos são sensíveis ao amassamento. Utilize tesoura de poda ou faca afiada para retirá-las da plantação. As informações são do Globo Rural.