Confira 6 benefícios do maracujá para a sua saúde

Confira 6 benefícios do maracujá para a sua saúde

Algumas frutas e plantas podem ser benéficas não só para evitar doenças, mas também para ajudar no estresse e ansiedade do dia a dia

O maracujá, pertencente ao gênero Passiflora, possui mais de 150 espécies no Brasil, sendo utilizado para diversos fins, como alimentação, medicina e indústria de beleza. Enquanto algumas espécies têm propriedades calmantes concentradas nas folhas, o maracujá pérola do cerrado destaca-se pela ação calmante eficaz em sua polpa. Veja os benefícios da fruta:

A entrecasca do maracujá, rica em fibras, auxilia no controle da glicose, tornando a absorção de carboidratos mais lenta. A pectina na farinha de maracujá beneficia pacientes com diabetes tipo 2, reduzindo a glicemia e hemoglobina glicada.

O maracujá pérola possui propriedades calmantes na polpa, graças a flavonoides e alcaloides, além de ser rico em magnésio, essencial no controle do estresse e ansiedade.

  • 3 – Ajuda no funcionamento do Intestino:

A pectina na entrecasca atua como probiótico, melhorando o trânsito intestinal e eliminando toxinas e gorduras. Consumir uma colher de sopa de farinha de maracujá é recomendado.

  • 4 – Reforça a Imunidade:

Com alta vitamina C, o maracujá contribui para a melhora da imunidade, promovendo um envelhecimento celular saudável.

  • 5- Reduz o Colesterol:

Estudos indicam que a pectina presente no maracujá reduz taxas de colesterol, com diminuição média de 5% na glicemia, 18% no colesterol total, e 19% no LDL.

  • 6- Ajuda na saciedade e proteção cardíaca:

A casca rica em fibras proporciona saciedade, retardando a absorção de açúcar e gordura. A atividade anti-inflamatória e presença de hesperidina contribuem para a proteção do coração.

Apesar dos benefícios, as folhas do maracujá apresentam riscos de intoxicação, e seu consumo para chás deve ser evitado. A fruta, versátil em suas partes, pode ser consumida em diversas preparações, como sucos, mousses e molhos, sendo uma opção saudável e de baixas calorias.

Outra dica: a camomila realmente acalma?

Além do maracujá, a camomila pode ser outro alimento importante por sua conhecida ação calmante, a bebida tem propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas, sendo eficaz no alívio dos sintomas da gripe e na promoção da saúde da pele. Seu consumo também fortalece o sistema cardiovascular, atuando como antioxidante e contribuindo para a elasticidade das artérias, prevenindo problemas como hipertensão arterial. O chá de camomila é um relaxante muscular eficaz, aliviando dores e tensões musculares.

A bebida ainda demonstra benefícios no tratamento da candidíase devido à presença de substâncias antifúngicas, e alguns estudos indicam seu potencial anticâncer, inibindo o crescimento tumoral. Além disso, o chá de camomila auxilia na digestão, alivia cólicas e tem efeito relaxante, sendo reconhecido por sua ação sedativa leve e indutora do sono. Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a camomila protege as células do efeito oxidante causado pelos radicais livres.

Seu consumo também pode contribuir para o controle da diabetes, protegendo as células pancreáticas e auxiliando na regulação dos níveis de insulina. A planta se destaca como aliada no controle da ansiedade, proporcionando relaxamento muscular, redução do cortisol e alívio dos sintomas relacionados à ansiedade. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.