Conheça 4 frutas exóticas que são nativas do Brasil e seus benefícios

Conheça 4 frutas exóticas que são nativas do Brasil e seus benefícios

Essas frutas são cada vez mais valorizadas globalmente por seus compostos bioativos

No Brasil, as frutas nativas oferecem um universo de sabores e aromas únicos, com destaque para variedades como caju, açaí, guaraná e cacau, cuja origem remonta às diversas regiões do país, como a Mata Atlântica e a Amazônia. Segundo especialistas, como Paula Porrelli Moreira da Silva, da ESALQ-USP, essas frutas despertam interesse crescente tanto no mercado interno quanto externo, devido ao seu potencial como fonte de vitaminas, corantes naturais e elementos para alta gastronomia.

Elas são reconhecidas por serem ricas em nutrientes como vitaminas, antioxidantes e minerais, como é o caso do cambuci, camu-camu, uvaia, jaracatiá e juçara, conforme destacado pela pesquisadora Glaucia Maria Pastore, da Unicamp. Essas frutas são cada vez mais valorizadas globalmente por seus compostos bioativos, associados à proteção contra doenças crônicas não transmissíveis.

4 frutas diferentes e brasileiras: 

Camu-camu: Originária da Amazônia Brasileira, essa fruta é conhecida por seu alto valor nutricional, destacando-se pela elevada quantidade de vitamina C e compostos antioxidantes como antocianinas e carotenoides. Sua polpa desidratada é utilizada como suplemento nutricional em diversos países, sendo consumida na forma de sucos, sorvetes, doces, licores e bebidas.

Jaracatiá: Nativa da Mata Atlântica, desde o Sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, esta fruta oferece uma polpa rica em fibras, minerais e carotenoides. Embora suas características nutricionais sejam pouco estudadas, os frutos bem maduros são utilizados em doces em calda, frutas cristalizadas, geleias, sorvetes e licores.

Grumixama roxa: Originária da Mata Atlântica, do Sul da Bahia até Santa Catarina, essa fruta possui uma elevada quantidade de antioxidantes e antocianinas, além de boa quantidade de fibras. Apesar das características nutricionais pouco exploradas, é consumida in natura, em sucos, licores, geleias e até mesmo em cervejas artesanais.

Jenipapo: Encontrado em várias formações florestais úmidas do Brasil, o jenipapo é rico em minerais e antioxidantes. Seus frutos maduros podem ser consumidos in natura ou utilizados na preparação de sucos, geleias, doces em calda, sorvetes e pratos salgados, como picles ou cozidos com carnes, destacando-se por sua polpa carnosa de sabor acidulado e aromático. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.