Essa postura ao volante pode ser fatal para o motorista; veja a posição correta

Essa postura ao volante pode ser fatal para o motorista; veja a posição correta

Nessa posição o condutor corre mais riscos de sofrer uma lesão fatal em um acidente

A postura ao volante do carro é mais importante do que você imagina e pode evitar acidentes fatais. Quando o motorista ajusta o corpo da forma incorreta, ele se torna um dos responsáveis tanto pela causa quanto pela consequência da ocorrência de acidentes, segundo o UOL.

Enquanto há aqueles que gostam de recuar demais o banco para manter o braço esticado por cima do volante, os motoristas mais inseguros preferem ficar muito perto da direção, com os braços bem dobrados e tensionados, pois costumam achar que isso aumenta a segurança, mas, na verdade, ocorre o oposto.

Entre os riscos que o condutor do “braço duro” corre estão a perda da precisão e da agilidade na condução do veículo e redução da margem de espaço para que o corpo se movimente com segurança após o impacto.

Além disso, a maior proximidade das pernas dos ocupantes à parte inferior do painel do carro, aumenta as chances de lesões em acidentes.

Qual é a posição recomendada pelo Detran-SP?

O banco do veículo deve ter uma inclinação pequena, em torno de 100º. Os espelhos arrumados corretamente também influenciam na postura.

Os braços devem ficar ligeiramente dobrados. O volante não pode ficar encostado nas pernas e não pode estar muito distante, a ponto de os braços ficarem estendidos demais. Os joelhos devem ficar ligeiramente dobrados e a cabeça deve estar apoiada no encosto para que haja uma distribuição do peso, evitando a sobrecarga da coluna cervical e ombros.

O ajuste do encosto da cabeça evita um movimento chamado ‘chicote’, onde a cabeça é projetada bruscamente para frente e para trás, caso haja uma colisão traseira do veículo, além de prevenir dores musculares.