Estudo revela alimento que pode diminuir o ronco
No Brasil, o mercado de frutas e hortaliças está em ascensão, com o país sendo o terceiro maior produtor mundial
Um estudo recente publicado pela ERJ Open Research, da Sociedade Respiratória Europeia, destaca os efeitos benéficos de uma dieta saudável, rica em vegetais, frutas e grãos, na qualidade do sono. A pesquisa sugere que essa alimentação pode reduzir o ronco e diminuir os episódios de apneia, um distúrbio grave que pode levar a complicações como hipertensão e infarto, segundo o Ministério da Saúde.
Realizado com 14 mil voluntários, o estudo revelou que aqueles que consumiam mais alimentos saudáveis tinham 19% menos risco de desenvolver apneia obstrutiva do sono.
O professor Yohannes Melaku, líder da pesquisa na Universidade Flinders, destaca a importância da qualidade da alimentação na prevenção desse distúrbio, associando-a à redução da inflamação e da obesidade.
Sophia Schiza, da Sociedade Respiratória Europeia, enfatiza a importância dos resultados para promover mudanças alimentares positivas. No Brasil, o mercado de frutas e hortaliças está em ascensão, com o país sendo o terceiro maior produtor mundial de frutas.
Dados da Conab mostram um aumento significativo no movimento desses alimentos nas Centrais de Abastecimento, indicando uma crescente demanda por opções alimentares saudáveis e nutritivas. As informações são do Globo Rural.